“Se não fosse eu, poderiam estar com Ciro”

Publicado em coluna Brasília-DF

Foi nessa linha que se deu o almoço “vamos baixar a poeira” oferecido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à bancada do PSDB. O encontro foi pensado para que ele explicasse aos tucanos a entrevista em que disse com todas as letras que era chegada a hora de acabar com o casamento entre os dois partidos. “Não tenho nada contra o PSDB, mas preciso manter os que me apoiam” comentou ele, citando textualmente o risco de o grupo formado por PP e Solidariedade se aproximar do PDT de Ciro Gomes. “Teremos um candidato de centro, seja eu, seja Alckmin, seja Álvaro Dias ou algum outro nome de centro.”

Em tempo: Os partidos que estão hoje ligados a Rodrigo Maia têm um plano pragmático, conforme antecipado por esta coluna em março: ocupar o espaço que o MDB ocupa hoje no espectro político, ou seja, indispensável a qualquer governo. É nisso que eles apostarão. E pela conversa de Rodrigo, ficou claro que a ideia é segurar a turma para apoiar alguém do centro que se mostrar mais viável. E, dada as pesquisas, esse personagem ainda não apareceu. Portanto, todos continuarão na pista até julho.

Onde mora o perigo
A nova denúncia do Ministério Público contra o dono da JBS, Joesley Batista, o ex-procurador Ângelo Goulart, o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto e outras três pessoas vai muito além das delações. Quem teve acesso aos autos avalia que vai ser difícil convencer os juízes de que tudo não passa de “perseguição” do MP.

As redes hoje e amanhã
Em entrevista ao programa CB.Poder, o cientista político Murilo de Aragão, da Arko Advice, lembrou que as redes sociais neste momento são fortes instrumentos para construção de candidatos e organização da largada. Quando começar a campanha, entretanto, vão mudar de função: serão usadas para desconstruir. Valha-me, Deus!

Muito além do triplex
Ok, os advogados dizem que Lula não poderia ser preso por causa do apartamento no Guarujá, porque desistiu do negócio quando o imóvel ainda estava em construção. Porém, em relação ao sítio, dizem os procuradores, surge a cada dia uma novidade. A adega de Lula foi entregue pela transportadora Granero em 13/06/2012, conforme nota divulgada pela própria empresa em 2016. Agora, ainda vêm planilhas da Odebrecht sobre reformas no imóvel. Há quem diga que vai ser difícil encontrar uma explicação plausível para rebater a propriedade.

Que venha o recesso!
Os próprios deputados alertavam ontem que, em ano eleitoral, quanto mais tempo a Casa funciona, mais o erário paga a conta. No disse-me-disse do plenário, contabilizava-se 800 municípios a serem criados no futuro próximo, dentro das novas regras de emancipação. Haja dinheiro para sustentar novas prefeituras, câmaras de vereadores e toda uma gama de servidores municipais que vêm no rastro dos povoados emancipados.

Que servicinho, hein?/ Clientes de um badalado restaurante na 402 Sul passaram maus bocados ontem, por causa da barulheira de máquinas que faziam uma vala atrás do estabelecimento para passagem de fiação. Qual não foi a surpresa quando, de repente, um estrondo e água jorrando. As máquinas atingiram uma adutora. Cobra aí, GDF!

Obrigado, CIA!/ Deputados da esquerda, como Chico Alencar (Psol), brincavam esta semana que, se os novos documentos da ditadura militar terminarem por reduzir as chances da extrema direita na campanha, leia-se de Jair Bolsonaro, eles terão que agradecer à agência americana. Quem diria…

Deu ruim/ Se o senador Álvaro Dias (foto) espera obter algum apoio de dissidentes do PSDB insatisfeitos com Geraldo Alckmin, é bom parar de dizer que o seu ex-partido representa tudo o que ele não quer. Quem entende das coisas considera que o momento de conversas, daqui e dali, exige cautela.

Enquanto isso, nas oposições…/ Pré-candidato do Solidariedade a presidente da República, o ex-ministro e ex-deputado Aldo Rebelo é direto quando lhe perguntam sobre união das esquerdas: “Só depois da Copa. O povo não quer nem saber de Copa do Mundo, que já está em cima, quem dirá de eleição”.