Meirelles mira votos do PT

Publicado em coluna Brasília-DF

A equipe que trabalha para o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles começou uma bateria de pesquisas qualitativas internas para saber se os eleitores se recordam que o pré-candidato não serviu apenas ao governo de Michel Temer, mas também foi peça importante nos tempos em que Lula comandava o país. A ideia é preparar terreno para ver o grau de aceitação do discurso de que Meirelles, enquanto presidente do Banco Central, ajudou a segurar inflação e câmbio. O objetivo final desse movimento é angariar votos de Lula, aquele que, até o PT sabe, não terá condições de ser candidato.

Precificado

A nova prisão de José Dirceu não vai abalar as intenções de voto em prol dos petistas da sucessão presidencial. “Para o PT, tudo o que podia acontecer de ruim, já ocorreu. E, ainda assim, Lula continua na frente”, diz o deputado José Nobre Guimarães (PT-CE).

Por falar em Lula…

Petistas das mais diversas tendências não têm mais dúvidas: para defesa do legado dos governos do PT e do ex-presidente Lula, o partido terá que ter candidato próprio à Presidência da República. O tempo para que esse nome seja anunciado dependerá do próprio Lula. Ele é o dono do relógio partidário.

… ele está no mesmo barco de Temer

Na área do governo, o presidente Michel Temer também está convencido de que o centro precisa se agarrar ao legado de seu governo. Só tem um probleminha: até aqui, nenhum candidato se apresentou para essa missão. Logo, resta esse papel a ele, que ainda se põe no rol de pré-candidatos, ou ao ex-ministro Henrique Meirelles.

Pequenos gestos

O almoço de ontem na casa do deputado Heráclito Fortes serviu para tentar reaproximar um pouco mais o presidente Michel Temer do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Pelo menos, quebrou o gelo. Afinal, todos sabem que dificilmente DEM e MDB, parceiros no atual governo, caminharão separados mais à frente.

Tarde demais

Líderes partidários que ajudaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff se arrependem de não ter dado autorização para processar Michel Temer em maio do ano passado. Alguns consideram que, se tivessem seguido em frente com o processo contra o peemedebista, teriam retomado as condições de aprovar a reforma previdenciária. Rodrigo Maia, à época, rejeitou o pedido.

Deixe-me em paz/ Sentado com outras cinco pessoas à discreta mesa de canto num restaurante da Asa Sul, o ministro aposentado Joaquim Barbosa (foto) foi abordado várias vezes. “Não sou mais ministro, não sou mais candidato, não tenho interesse nenhum em publicidade.” Recusou selfies e fotos ao lado dos clientes.

Quem avisa amigo é/ Houve até quem quisesse enviar uma garrafa de vinho ao ex-ministro, mas os garçons, conhecedores do humor do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, desencorajaram a gentileza.

Dúvidas de Michel Temer/ O presidente Michel Temer ainda não definiu se vai à abertura da Copa do Mundo da Rússia. Tampouco definiu o que fará a partir de 1º de janeiro de 2019. Há quem diga que um dos projetos é dar aulas de direito constitucional.

Já que ainda não dá para pedir voto…/ Pré-candidata a presidente da República, a jornalista Valéria Monteiro (PMN) abriu a fila que vem por aí. Em sua página no Facebook, ela anuncia que a “vaquinha” para financiamento da campanha já está funcionando e pede entre R$ 20 e R$ 100.