PT teme jogada ensaiada

Publicado em coluna Brasília-DF

O PT comemora as decisões da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal desconfiado de que Edson Fachin distribui o jogo para deixar Lula inelegível antes mesmo de o partido registrar a candidatura do ex-presidente e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciar a respeito. O pulo do gato, na avaliação de juristas, está no fato de Fachin ter citado a Lei das Inelegibilidades ao levar o caso de Lula para o plenário da Suprema Corte. Os petistas ficaram irados.

A aposta no meio político é a de que a decisão do STF sobre Lula abrirá a temporada de escolha oficial dos candidatos a presidente entre os partidos de esquerda, em agosto, quando volta o STF. Emoção, no período eleitoral, pelo visto, não vai faltar. Assim como hoje, no jogo do Brasil. A diferença é que, enquanto o futebol une, a política vai separar.

Muita calma nessa hora
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, tem sido o exemplo de sobriedade e reserva nesse período de vice-presidente. Porém, quem convive com ele garante que a tese da prisão em segunda instância só entrará novamente na pauta da Suprema Corte depois do processo eleitoral. Toffoli assume a Presidência do STF em 13 de setembro, quando a campanha presidencial já estará pelo meio. E não pretende tumultuar o processo com decisões que possam interferir no pleito.

Álvaro Dias versus Geraldo Alckmin
Os tucanos fizeram sua festa de 30 anos ontem com a certeza de que a caminhada do pré-candidato Geraldo Alckmin não será fácil. O ato dos 30 anos não foi á essas coisas. E, para completar, quem esteve com o senador Álvaro Dias, pré-candidato do Podemos, garantiu ao ex-governador de São Paulo que Dias não abre mão da disputa. Os dois caminham para afunilar a escolha entre os partidos de centro. Isso, claro, na hipótese de o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles não conseguir emplacar sua candidatura no MDB.

O que eles querem
Os senadores do MDB vão cobrar o mesmo tratamento dado aos deputados federais na hora de distribuir os recursos de campanha. Ou seja, quem já tem mandato deve receber mais do que aqueles que tentam chegar ao Parlamento pela primeira vez. A direção partidária deixou essa decisão para julho.

Sinais
Quem esteve com o presidente Michel Temer disse que ele está muito abatido. A base aliada não é a mesma e até as visitas de deputados e senadores ao Planalto estão escassas. É como se fosse fim de festa. E é.

CURTIDAS

Sempre ele/ O senador Roberto Requião (MDB-PR) foi o único a se pronunciar de forma mais contundente contra a candidatura de Henrique Meirelles, na reunião da bancada de senadores do MDB.

Sempre eles/ Além de Requião, já se posicionaram abertamente contra Meirelles em reuniões partidárias Renan Calheiros (AL) e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE).

Só com dinheiro/ Tem um saída: Se Meirelles garantir que vai se autofinanciar, ganhará pontos na convenção. Tudo porque sobrará mais dinheiro para a campanha de deputados e senadores.

Tite chamou?/ A semana da Câmara terminou no início da tarde de terça-feira. A Casa teve 262 em plenário e a duras penas. Quem chegasse de Marte poderia até achar que o técnico Tite convocou as excelências.

Depois dos hermanos… / Ontem, no cafezinho do plenário da Câmara só se ouvia o seguinte: Se a Argentina se classificou para as oitavas, o Brasil não pode ficar de fora. Brasiiiiiiiiiiilllllllllllll!