Contagem regressiva para a liberdade

Publicado em coluna Brasília-DF

A perspectiva de o ex-ministro José Dirceu poder assistir à final da Copa em casa é grande. Hoje, a 2ª Turma, que já soltou José Dirceu quando da outra prisão, analisará mais um pedido de liberdade do petista. Se tiver sucesso, conforme avaliam alguns juristas, será a senha para que a defesa de Lula jogue com tudo em prol de, no mínimo, uma prisão domiciliar.

O caso de Lula, avaliam juristas de peso, só não terá qualquer chance de sucesso se seus advogados continuarem em divergência. O memorial da defesa em relação ao tríplex, por exemplo, só chegou a alguns ministros da Suprema Corte há uma semana. Se continuar nesse ritmo, vai ficar difícil.

Limão & limonada
Ex-presidente da Casa e ex-líder do MDB, o senador Renan Calheiros faz o levantamento de todos os projetos que o Congresso aprovou no sentido de dotar o Ministério Público dos mais avançados mecanismos de investigação. Tudo para deixar claro que as leis aprovadas ali — e também as que estão em discussão — não são para encerrar a Lava-Jato.

Muito além dos votos
O alto índice de abstenção, votos nulos e brancos da eleição do último domingo no Tocantins, 51,83%, levou o mundo da política ao pânico. Se isso acontece na eleição presidencial, o futuro presidente terá o apoio de menos de 25% do eleitorado, considerando uma eleição em dois turnos, com disputa apertada.

Enquanto isso, no MDB…
A líder do partido no Senado, Simone Tebet (MS), chamou a bancada para uma reunião hoje. Alguns senadores vão aproveitar para medir como está o apoio ao pré-candidato a presidente da República, Henrique Meirelles, e, de quebra, ao presidente Michel Temer.

Alckmin na lida
O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, quer aproveitar o ato de aniversário de 30 anos do partido para afastar qualquer dúvida a respeito da sua candidatura.

Intervalo/ Depois da denúncia contra o
ex-procurador Marcelo Miller, acusado de ajudar a JBS enquanto ainda atuava na Procuradoria, a ordem é uma quarentena entre aqueles que deixam a PGR. Melhor assim.

Por falar em quarentena…/ O
“Cavalo Branco”, apelido que os encarcerados da Lava-Jato deram ao
ex-procurador-geral Rodrigo Janot (foto), dirá em breve que foi traído pelo “Maçaranduba”, alcunha do ex-procurador Marcelo Miller.

Vídeos & campanhas I / Circula nas redes sociais um vídeo apócrifo com imagens de atores nacionais contra a lei do Alimento Seguro, para os apoiadores, ou “lei do veneno”, conforme os adversários batizaram as mudanças na legislação dos defensivos agrícolas aprovadas ontem na comissão
da Câmara.

Vídeos & campanhas II/ A primeira imagem é de Aline Morais, dizendo que o Brasil é o um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo. Então, surge John Travolta e o carimbo “fake news” sobre a imagem da brasileira. Em seguida, vêm explicações por um locutor: o Brasil ocupa o 7º lugar no uso de defensivos agrícolas. Seguem-se, então, vários atores brasileiros, com explicações que contradizem as frases das celebridades nacionais. E ao final, “leia o PL. Não propague boatos comprados por celebridades”.