O medo venceu

Publicado em coluna Brasília-DF

Ao transferir sua sede para Curitiba, o PT dá uma demonstração do que seus maiores líderes afirmam em conversas reservadas: Lula passará um bom tempo na cela da Polícia Federal, na capital paranaense. Quem, dentro do partido, conhece do processo legal considera que na quarta-feira o Supremo Tribunal Federal dificilmente derrubará a prisão em segunda instância. Afinal, a própria ministra Rosa Weber, que pretende votar a favor da prisão apenas depois de um processo transitado em julgado, já deu a entender na semana passada que é cedo para mexer na jurisprudência. Logo, não é de todo certo que o STF reveja a possibilidade de prisão em segunda instância amanhã. Nesse caso, restará ao PT manter a vigília. Dentro do partido, ontem, havia quem dissesse que o medo de uma longa temporada em Curitiba venceu a esperança de liberdade.

Ou se unem ou…

…se perdem. Embora ainda estejamos a 180 dias da eleição, os partidos de centro não têm dúvidas de que ou unem suas forças num único candidato, ou não conseguirão um passe para um segundo turno. Só tem um probleminha: nesses 30 dias, estão todos se achando a solução para os problemas nacionais.

Exemplo

O “fico”de ACM Neto no cargo de prefeito de Salvador tirou gás da pré-campanha do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao Planalto. Há quem diga, em conversas reservadas que se nem Neto, que é hoje presidente nacional do partido, se animou a montar um palanque para o presidenciável do DEM, não serão os outros que vão incensar o nome do deputado.

Pegou mal

A ausência de Ciro Gomes no ato ecumênico em São Bernardo foi motivo para que os petistas cearenses pregassem o afastamento geral do PDT. Nem o fato de que Ciro estava fora do país serviu para amenizar as críticas por ele não participar do último ato de Lula antes da prisão. Agora, se depender desses petistas, Ciro está excluído do rol de potenciais apoios do PT.

Onde mora o perigo I

Analistas do mercado financeiro avisam: enquanto as pesquisas eleitorais indicarem Lula e Jair Bolsonaro, o dólar continuará instável, sujeito a subidas como a de ontem, quando a moeda americana chegou a quase R$ 3,42.

Onde mora o perigo II

Analistas econômicos consideravam há uma semana que a presença do secretário executivo Paulo Pedrosa no Ministério de Minas e Energia era a segurança de que a Eletrobras seria privatizada. Pedrosa saiu. Porém, o Planalto, ao contrário do que esperavam os analistas, não devolveu o Ministério para o MDB do Senado. No entorno de Michel Temer, todos consideram que a presença do ministro Moreira Franco será suficiente para garantir a privatização. E era o único nome que não seria contestado pelos senadores do partido. À exceção, é claro, de Renan Calheiros, que continua crítico do governo.

Sem apostas / Os ministros dos STF evitam a todo custo uma palavra sobre a sessão da próxima quarta-feira. De forma reservadas, comentam apenas que “está mais fácil interpretar Hegel em alemão do que Rosa Weber em português”.

Pense num isolamento / Imagine uma pessoa acostumada a estar sempre cercada de gente, sem conseguir atender a todos os convites, telefonemas, pedidos de audiência etc.; de repente, se ver sozinho, numa cela, sem aquele séquito. É isso o que mais preocupa hoje os aliados de Lula.

Não é o único / Ficar nessa situação não é privilégio de Lula. Estão nessa batida Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima e outros. Também não é exclusividade do PT. Aliás, os três citados aí são do MDB.

Aliás… / Depois de Lula preso, a ordem agora no PT é centrar fogo nos amigos do presidente Michel Temer, em especial, José Yunes (foto) e o coronel Lima, réus no processo conhecido como “quadrilhão do PMDB”, que envolve inclusive os personagens que já estão presos. Esse período eleitoral de 2018, realmente, promete.