Roteiro pronto

Publicado em coluna Brasília-DF

O período de pré-campanha do PT de abril a 15 de agosto está desenhado: é montar abaixo-assinados, atos e palanques com todos os partidos de esquerda (que quiserem, obviamente), todos com a candidatura e hastag Lula Livre. O PT, entretanto, sabe que o pedido de registro será negado. Então, colocará outro candidato (Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo). Por que, então, manter Lula?
Porque todos os petistas lucram.

» » »

Lula terá, daqui para frente, uma campanha permanente pelo alvará de soltura. E os petistas um mote claro para galvanizar os próprios votos para deputado federal, estadual, senador e governador. Falta, obviamente, combinar com o povo. Porém, dada a presença de oito governadores do Norte e do Nordeste em Curitiba ontem para visitar o ex-presidente, há um sinal claro de que Lula ainda tem poder de fogo para alavancar os seus.

Salve-se quem puder

Cristaliza nos partidos a ideia de que a prisão de Lula abriu a porteira. E quem tiver contas a acertar com a Justiça, é melhor colocar as barbas de molho e pensar duas vezes antes de sair candidato. Pode ser abatido em pleno horário eleitoral.

Pelo sim, pelo não

Nos bastidores da posse dos ministros, deputados lembravam que o presidente Michel Temer não pode prescindir de apoio no Congresso. E não é nem para votar projetos. É o receio da terceira denúncia. Foi por isso que o PP, hoje com 51 deputados e prestes a virar a segunda maior bancada da Câmara, ficou com Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal e Cidades — uma joint venture com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Uma certeza e uma incógnita

A metástase, consequência do câncer de próstata, e a trombose profunda na perna esquerda prometem levar o plenário do Supremo Tribunal Federal a seguir o ministro Dias Toffoli e conceder a prisão domiciliar a Paulo Maluf. Quanto à prisão em segunda instância, a aposta geral é a de que, dificilmente, o STF vai rever a jurisprudência neste momento, mesmo depois de confirmado o adiamento do tema para a semana que vem.

Nem amarrado!

Houve quem, dentro do PSB, tentasse sondar o neossocialista Joaquim Barbosa para uma visita a Lula. Nem piscou.

Rusgas governistas I/ O fato de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, marcar reunião de líderes ontem justamente na hora da posse dos 10 ministros fez crescer as desconfianças de que Maia quer mesmo distância do governo.

Rusgas governistas II/ Quem acompanha esse climão entre Michel Temer e Rodrigo Maia lembra ao deputado que a oposição ao governo já está ocupada. Como diz a música, “Meu amigo/se ajeite comigo/e dê graças a Deus”.

Monoelétrico/ Na terra dos trios, o deputado baiano Lúcio Vieira Lima (foto) sairá praticamente sozinho na balada eleitoral. É que, até agora, nenhum partido se apresentou para aliança com o MDB baiano.

Onde mora o perigo/ Os candidatos a presidente que se preparem. Provocadores, como o de ontem, que brigou com Ciro Gomes e o que xingou Manuela D´Ávila, vão aparecer o tempo todo. Será preciso nervos de aço para aguentá-los.