O Jogo de Geraldo para juntar todos

Publicado em Eleições

O vice-governador de São Paulo, Márcio França, teve influência direta na articulação que levará Maria De Liurdes Abadia para ocupar a secretaria especial de Assuntos Estratégicos do DF. A notícia do convite está no blog CB.Poder. A intenção de Márcio é levar o PSDB de São Paulo a apoiá-lo para o governo paulista.

O jogo em construção é o seguinte: O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, candidato à presidente, o prefeito João Dória, ocuparia a vaga de vice, e, assim, o PSDB, com uma chapa pura paulista, teria que ceder o governo estadual e apoios em outros estados. Inclua-se aí a reeleição de Rodrigo Rollemberg, e de Paulo Câmara, em Pernambuco, além do próprio Márcio, em São Paulo.

O DEM teria o apoio na Bahia, por exemplo, é ainda o Rio de Janeiro, berço político do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O PSD, do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também será chamado a essas conversas, assim como o PMDB, que, por esse desenho, não teria candidato a nada.

Obviamente, por enquanto são apenas exercícios. Falta combinar com todos. Inclusive com o próprio Dória. Mas o movimento de Rollemberg convidando Abadia e oferecendo a vice na sua chapa ao governo do Distrito Federal abriu o jogo. É o quadradinho mostrando sua capacidade de fogo na política nacional. Vejamos os próximos lances.