Lula discursa no Congresso Nacional do PT
pt - ricardo stuckert Crédito: Ricardo Stuckert

Lula quer candidato petista em todas as cidades com programa eleitoral de rádio e TV

Publicado em coluna Brasília-DF, Política

Provisória duradoura, comando eterno

Está tudo pronto para que os congressistas tentem votar na semana que vem um projeto de decreto legislativo para fixar em oito anos a duração das comissões provisórias dos partidos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha fixado prazo de 180 dias.

A ideia de deixar os diretórios provisórios por oito anos permite que os comandos nacionais das legendas tenham controle dos estados e dos municípios. Assim, quem não cumprir o que a Executiva Nacional partidária disser, estará sob risco de destituição e nomeação de uma nova comissão provisória.

Prende-solta-solta-prende

A semana que vem será dedicada a acertar o passo entre Câmara e Senado no quesito prisão em segunda instância. A ordem da ministra Cármen Lúcia, para que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) soltasse todos os presos nessa condição, aumenta a pressão para que os congressistas busquem uma forma de resolver esse assunto ainda este ano.

A nova guerra no MDB I

A semana vai ferver entre os emedebistas, por causa da disputa pela presidência do MDB Mulher, entre Fátima Pelaes, que está há sete anos no cargo, e Regina Perondi, que comandava o MDB Mulher no Rio Grande do Sul e já foi vice-presidente nacional. A eleição será no dia 30 e os bastidores estão fervendo.

A nova guerra no MDB II

Aliados de Regina, a desafiante, reclamam que até agora não tiveram acesso à lista de filiadas ao partido aptas a votar.  Nos últimos dois anos, a eleição foi por aplauso. Alguns adversários chegam a tratar Fátima como a “Jucá de saias”, numa referência ao ex-presidente do partido, Romero Jucá, que permaneceu no cargo enquanto pôde e responde a processos judiciais e, aos poucos, vão ganhando as causas.

Me inclua fora dessa

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, acompanha a corrida das mulheres a distância. Não quer briga com a bancada feminina. O prazo final para envio da lista das votantes terminou na semana passada, quando acabaram as reuniões estaduais para escolha de presidentes e delegadas. Fátima tem como slogan “Mais mulheres na política em 2020”. Regina assina embaixo esse slogan e acrescenta mais duas palavras: “Renovação e Transparência”.

Nem tanto

Os petistas avisam que não dá para levar ao pé da letra a intenção de Lula em lançar candidato a prefeito em todas as cidades em que houver programa eleitoral no rádio e na TV (sim, ele não menciona as redes sociais!). Em algumas cidades, a ordem é agradar aos aliados com vistas a 2022.

O corpo fala I

Fernando Haddad e Luiz Marinho foram os dois com que Lula mais conversou ao chegar para o Congresso do partido, ontem. É por ali que ele pretende fazer suas apostas eleitorais em São Paulo.

O corpo fala II

Manuela D’Ávila (PCdoB), pré-candidata a prefeita de Porto Alegre, se desdobrava em selfies com a presidente Dilma Rousseff. Quer a ajuda dela para
ter o apoio do PT na eleição da capital gaúcha.