Bolsonaro e o centrão
Bolsonaro e o centrão Bolsonaro e o centrão

Governo prepara “teste de fidelidade” para o Centrão

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News terá problemas quando puder retomar os trabalhos e já é vista nos bastidores como um meio para aferir o grau de comprometimento da nova base aliada que o governo amarra com o Centrão. O líder do governo, Eduardo Gomes, contou à coluna que a prorrogação não foi votada pelo plenário do Congresso, portanto, não está valendo. Já outros parlamentares entendem que a CPMI funcionará normalmente. “A leitura no plenário já significa a prorrogação automática, não precisa de votação”, diz o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Essa será a última tentativa de acabar com a CPMI, depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes recusar o pedido do deputado Eduardo Bolsonaro. O maior receio, hoje, que os aliados do presidente têm em relação à família é um possível depoimento de Carlos Bolsonaro, que costuma partir para cima dos opositores com palavras de baixo calão nas redes sociais e não conseguiria se conter, se confrontado pelos adversários mais ferrenhos do bolsonarismo.

Impeachment, se houver, só em 2021

Pelo menos num ponto o presidente Jair Bolsonaro pode ficar tranquilo. É voz corrente entre os congressistas que, até 1º de fevereiro de 2021, o Congresso não colocará processos de impeachment em andamento. Significa que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não o fará.

Reflexos

O fato de Rodrigo Maia não abrir o impeachment joga o assunto na campanha pela Presidência da Câmara. E quem prometer deflagrar a abertura de processo terá o apoio da oposição. Quem não o fizer, terá o respaldo dos governistas. Já quem ficar equidistante desse tema tende a ser espremido por esses dois extremos. Esse é, segundo alguns atores, um dos componentes do grid de largada da sucessão na Casa.

A vantagem de Moro

Todas as pesquisas de opinião realizadas na última semana indicam que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro tem trunfos sobre todos os adversários: uma baixíssima rejeição e o fato de um número expressivo não achar que ele seja ladrão ou esteja protegendo familiares enroscados em ilícitos.

Carona, não/ O ex-ministro da Justiça Sergio Moro vai recusar todos os convites para compor equipes de governos estaduais. Assim, o prestígio que ele amealhou com a Lava-Jato e o slogan “faça a coisa certa”, que lança agora, não serão divididos com nenhum dos postulantes ao Planalto que hoje são governadores.

War I/ Bolsonaro foi ontem à cidade de Cristalina (GO) como forma de criar um fato no dia do depoimento de Sergio Moro. Quis mostrar que está do lado da população e, de quebra, dividir holofotes com o popular ex-ministro.

War II/ Ao se referir a Judas em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro tinha por objetivo dar um discurso aos pastores evangélicos contra o ex-ministro Sergio Moro. Afinal, dizem os aliados do presidente, é preciso compensar a perda da base lavajatista mantendo outros grupos fiéis ao governo.

As duas torres/ A esquerda vai tratar o conflito entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro da mesma forma com que, guardadas as devidas proporções, trabalhou a briga entre os ex-presidentes do Senado Jader Barbalho e Antonio Carlos Magalhães, há 20 anos. Lá atrás, os dois personagens perderam politicamente, e o PT, que era oposição, bateu nos dois.