Categorias: coluna Brasília-DF

Embora tenha dito que não será ‘decorativo’, Mourão ainda está sem função no novo governo

Nos escaninhos da equipe de transição começa a crescer entre os técnicos a necessidade de deixar alguma função nas mãos do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão. Disciplinado e preparado, o militar precisará ter alguma atribuição específica para que Bolsonaro possa coordenar o governo sem “bater cabeça”. Embora o vice tenha dito que não será “decorativo”, até o momento, ninguém se mostra disposto a deixar um “pedaço” da sua área para Mourão.

Se não correr…

O nome indicado pelo ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações Gilberto Kassab para a Anatel foi aprovado no Congresso, mas, até hoje, a nomeação não saiu. O receio é de que essa demora em nomear Moisés Moreira seja proposital para dar ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, a possibilidade de trocar logo um diretor da agência.

…vai ficar para trás

Aliás, a equipe de transição ainda não decidiu o que fazer das agências reguladoras. Só sabe que estão “aparelhadas” e, nesse sentido, se sobrepõem aos ministérios. Do jeito que está não vai ficar.

PSDB em litígio

A operação da Polícia Federal, ontem, enfraqueceu ainda mais as posições de Aécio Neves dentro do partido. Há quem diga que, do jeito que vai, João Doria ganha, a cada dia, mais força para
passar a ter um protagonismo maior entre os tucanos.

O fim do Conselhão

Em jantar do site Poder 360, na última segunda-feira, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi direto: se depender dele, o Conselhão criado por Lula para ajudar as políticas governamentais está com os dias contados.

Por falar em dias contados…

Quem não consegue ficar uma semana longe das notícias do poder não sofrerá de abstinência neste fim de ano. A equipe de transição promete anunciar os últimos ajustes no organograma do governo justamente no período entre Natal e ano-novo.

Maia na lida/ O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não perde tempo. Mal terminou a cerimônia no TCU, foi para um cantinho conversar ao pé do ouvido do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que tem influência na bancada do partido. É a campanha de Maia pela reeleição em pleno movimento.

Dupla dinâmica/ Os futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sérgio Moro, têm andado muito juntos. Ontem, estavam lado a lado na posse do presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro.

Tem para todos/ José Múcio, aliás, reuniu representantes de todos os governos desde a redemocratização. As citações a Lula, que o indicou, e a José Sarney, um democrata, e o cumprimento ao ex-juiz Sérgio Moro foram momentos bastante aplaudidos no discurso.

A volta dos petistas/ A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior chegou à posse de José Múcio com o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão. Miriam disse à coluna que tirou uma “sabática”

Denise Rothenburg

Posts recentes

Tragédia no RS trava licenciamento ambiental de projetos

Por Denise Rothenburg — Diante da tragédia do Rio Grande do Sul, o Instituto Brasileiro…

2 horas atrás

Tragédia no RS ajudou governo Lula a manter o controle de emendas parlamentares

Por Denise Rothenburg — A tragédia no Rio Grande Sul ajudou o governo Lula a…

22 horas atrás

Um teste no Congresso sem cheque em branco para Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 9 de maio de 2024, por Denise Rothenburg A Comissão Mista…

2 dias atrás

Emergência climática precisa entrar definitivamente nas resoluções do poder público

Por Carlos Alexandre de Souza — Se é verdade que não é o momento de…

3 dias atrás

Tragédia no Rio Grande do Sul tem mil faces

Por Denise Rothenburg — A necessidade de agir rápido para tirar as pessoas dos locais…

4 dias atrás

Reforma tributária: dois pontos ainda geram desconfiança nos empresários

DENISE ROTHENBURG — Empresários levantam dois pontos que prometem causar polêmica na discussão dos projetos…

6 dias atrás