Bolsonaro
Bolsonaro Evaristo Sá/AFP Bolsonaro

Bolsonaro quer ganhar apoio de trabalhadores dos segmentos incluídos em essenciais

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

Ao decretar a volta ao trabalho das academias de ginástica e salões de beleza, o presidente Jair Bolsonaro quer testar seu poder de mando, caso o decreto seja alvo de ações no STF.

… para ganhar na rua

A aposta do Planalto é a de que o presidente ganhará a batalha, ainda que o decreto seja suspenso para fazer valer as decisões de governadores que apertam o isolamento para tentar evitar o colapso do sistema de saúde. A “vitória” será o apoio dos trabalhadores desses segmentos ávidos por voltar às atividades. E o vírus? Será na linha do “cada um que se cuide”.

Os alvos

Os bolsonaristas estão prontos para fazer valer o discurso de que os governadores de São Paulo, João Doria, e o do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, “são contra os salões de beleza e as academias”.

Tudo de novo

Os políticos consideram que o país revive agora, num cenário de mais de 11 mil mortes, a discussão do início de abril, quando o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta defendia a quarentena e Bolsonaro ia passear. A diferença é que Nelson Teich não enfrenta Bolsonaro, e os hospitais estão muito mais cheios em alguns estados.