Bolsonaro embarca no governo

Publicado em coronavírus, Covid-19, Governo Bolsonaro

A coletiva que terminou há pouco no Palácio do Planalto apresentou poucas novas medidas em relação ao que já estava em curso na equipe do presidente Jair Bolsonaro e foi apresentado nos últimos dias, tanto na longa coletiva no Ministério da Economia e nas constantes informações divulgadas desde o primeiro caso no Brasil pelo Ministério da Saúde. Nesse sentido, a leitura da política é que foi um evento sob medida para inserir o presidente Jair Bolsonaro na foto daqueles que, já na primeira semana de março, trabalhavam com foco nos reflexos do coronavírus __ leia-se o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o da Economia, Paulo Guedes, e suas equipes. “Se o time está ganhando, vamos elogiar o seu técnico, e o seu técnico é Jair Bolsonaro”, disse ele, na entrevista em que procurou justificar sua participação na manifestação no último Domingo, dizendo que não convocou e nem incentivo e que pediu que repensassem, mas queria estar perto do povo. Daqui para frente, dizem aliados de Bolsonaro, é tratar da saúde das pessoas e, ao mesmo tempo, tentar recuperar os eleitores que largaram o presidente, decepcionados com a falta de seriedade com que ele tratou da pandemia quando o número de casos era pequeno.

O discurso do presidente também mudou, com Bolsonaro se desdobrando em agradecimentos ao Congresso, atacado nas manifestações. Porém, caiu numa contradição ao dizer que ninguém se surpreenda se ele “entrar num metrô lotado” _ atitude desaconselhável pelas aturdirdes de saúde, Mas, ao mesmo tempo, disse que a situação é grave e que, como líder, tem que se antecipar aos problemas, levar a verdade à população brasileira.

Bolsonaro seguiu na linha do que fizeram desde a semana passada líderes de outros países.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump no Domingo __ enquanto Bolsonaro estava na manifestação cumprimentando as pessoas __ anunciava medidas do Federal Reserve. Na Europa, os líderes de vários países fizeram pronunciamentos alertando para a necessidade de recolhimento e reforçaram apelos já na segunda-feira, quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou uma parte das medidas. Bolsonaro, agora, entrou no governo. Antes tarde do que nunca.