Categorias: coluna Brasília-DF

Assustou e irritou

O fato de a Polícia Federal elencar a filha do presidente Michel Temer como testemunha no inquérito dos portos serviu de combustível para o tom incisivo que o emedebista adotou em seu pronunciamento no Planalto. Temer não se conforma com o fato de, em quatro meses, a Polícia Federal não ter concluído o inquérito. Há a convicção no Planalto de que os vazamentos desta semana e a convocação de Maristela vieram sob encomenda para garantir mais uma prorrogação. Na avaliação de ministros, se houvesse fato concreto para oferecer denúncia contra o presidente, a PF já teria encerrado as investigações. Ao pedir nova prorrogação, a PF deixa Temer ainda mais desgastado e exposto politicamente. Para quem precisaria se dedicar neste período pré-eleitoral à montagem das candidaturas do partido pelo Brasil afora, é o pior dos mundos.

Tarde demais I

Os petistas ainda tentaram uma reaproximação com o ex-ministro Antonio Palocci para demovê-lo da delação premiada. Não deu certo. Palocci mandou dizer que, ao longo de todo o período na prisão, não recebeu sequer um telefonema de solidariedade. Tampouco foi chamado de “guerreiro do povo brasileiro”.

Tarde demais II

Palocci põe o PT em grandes dificuldades. Afinal, se for tudo comprovado, até o registro do partido estará sob risco.

Renan vai a Lula

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu para seus advogados requisitarem um horário para que ele possa visitar o ex-presidente Lula na sede da PF, em Curitiba, onde o petista cumpre pena.

Precavidos

Além do pedido à juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, os advogados planejam preparar também recurso à instância superior. Afinal, Renan quer deixar bem claro que se trata de uma visita e não de uma inspeção.

Casamento eleitoral

O PT claramente escolheu o deputado Jair Bolsonaro para brigar em plenário, observa o deputado Beto Mansur (MDB-SP). E o PT não esconde essa estratégia. Em conversas reservadas, os petistas têm a certeza de que uma disputa entre Bolsonaro e um candidato de Lula no segundo turno é a certeza do retorno do partido ao poder.

No embalo do casório…

O bate-boca entre petistas e bolsonaristas serviu de motor para o manifesto que o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) planejam fazer no mês que vem. A ordem é deixar claro que o país não merece esse “populismo autoritário” de esquerda e de direita.

Quem não chora…/ O senador Dário Berger (MDB-SC) chegou irado ontem ao quarto andar do Palácio do Planalto. Foi cobrar o corte de R$ 1 milhão em suas emendas parlamentares. Estava tão bravo que conseguiu repor os recursos.

Se não pode derrotá-los…/ … Junte-se a eles. Na pré-convenção que o MDB de Minas Gerais fará nesta terça-feira, Adalclever Lopes vai defender que o partido tenha candidato próprio ao governo estadual. Tudo porque as consultas internas indicaram que essa é a preferência dos convencionais. Mas, como as convenções oficiais para escolha de candidatos serão apenas em julho, tudo pode mudar no balanço dos dias.

Segurança em debate I/ O 8º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública terá como tema a segurança pública. A organização é do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da FGV projetos, em 24 e 25 de maio, no auditório do IDP em Brasília. Em discussão, temas como sistema único de segurança, gastos públicos, encarceramento feminino.

Segurança em debate II/ Já confirmaram presença no seminário o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (foto), e o deputado português Vitalino Canas, autor da legislação sobre criminalização das drogas em Portugal.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Desoneração: Zanin dá chance a acordo

Por Carlos Alexandre de Souza - Após semanas de tensão entre os Poderes, a desoneração…

2 dias atrás

Pressa para enfrentar mudanças climáticas

Por Carlos Alexandre de Souza — Como resposta à tragédia no Rio Grande do Sul,…

3 dias atrás

Troca de comando na Petrobras impacta negativamente ministro de Minas e Energia

Por Denise Rothenburg — A troca de comando na Petrobras não foi vista como um…

4 dias atrás

Empresários clamam por Reforma Administrativa

Por Denise Rothenburg — Os aplausos mais efusivos no Lide Brazil Investment Forum, em Nova…

5 dias atrás

“Lula voltou fora de sua época, precisamos de um novo JK”, diz Ciro

Em debate no Brazil Forum Investment, um dos poucos que destoou do debate, puxando uma…

6 dias atrás

Al Gore cita tragédia no RS e convoca mobilização contra mudanças climáticas

Por Denise Rothenburg — Em palestra para convidados do Banco Itaú no Hotel Lotte, em…

6 dias atrás