Os óculos podem transmitir o coronavírus: saiba como evitar

Publicado em Comportamento, Covid-19, Meia-idade, Saúde, Velhice
Foto: Ina Fassbender/AFP

A pandemia de Covid-19 incorporou novos hábitos e objetos à rotina. Lavar as mãos regularmente e usar máscaras são dois conselhos muito repetidos. Segui-los, porém, não é fácil para boa parte dos idosos e de quem chegou à meia-idade. Isso porque muitas dessas pessoas usa óculos. E combinar essas três obrigações — mãos, máscara e óculos limpos — nem sempre é tão simples.

A infectologista Marli Sartori, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, indica que estar com as mãos livres de vírus e bactérias é o mais importante dos cuidados. “As mãos são a principal fonte de infecção. Com elas, você mexe nos óculos, ajeita a máscara, toca nos olhos e em outras partes do rosto. Então, é preciso mantê-las higienizadas”, explica. A limpeza deve ser feita regularmente com água e sabão ou álcool em gel.

Nos casos dos óculos, a combinação água corrente e sabão é a mais indicada. “A pessoa pode usar um papel toalha para secá-los, mas sem esfregar, para não riscar as lentes”, indica Marli Sartori. Segundo a infectologista, não há uma quantidade mínima de limpezas diárias. Recomenda-se que as pessoas limpem os óculos quando eles estiverem embaçados, sempre que chegarem em casa e depois de colocá-los em uma superfície suspeita.

“Se você coloca os óculos em um local que está infectado, ao levá-los novamente ao rosto, pode se infectar também”, explica Marli Sartori. “O ideal é guardá-los em um estojo higienizado ou manter limpas as superfícies em que você costuma deixá-los”, ensina.

Dentro de casa, as superfícies são diversas, como a madeira das mesas, as pedras das pias e o plástico dos armários. Em cada um desses lugares, o novo coronavírus tem um tempo médio de sobrevivência. Em locais feitos de plástico e aço, por exemplo, ele pode seguir vivo e infectando os óculos e seus donos por até três dias, segundo um estudo recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos.

Embaçados

Outro cuidado indicado é escolher uma máscara que se ajuste bem ao formato do rosto. Assim, pode-se reduzir o risco de ter os óculos embaçados ou de levar as mãos ao rosto para endireitar a faixa de tecido. Há quem prenda a máscara com fita adesiva ou curativo para evitar que as lentes embacem. A estratégia parece funcionar, mas os adesivos podem gerar desconforto no rosto e, consequentemente, fazer com que a pessoa toque nele.

Recorrer às lentes de contato para evitar esses incômodos não é a melhor opção, alerta Marli Sartori. “O manuseio delas é ainda mais delicado, considerando o risco de infecção”, explica. Segundo a infectologista, ainda não se pode afirmar que o novo coronavírus entre no corpo humano pelos olhos. Mas a possibilidade não é pequena. “Estudos indicam que sim, mas não está bem claro. A membrana ocular é uma via de infecção para outros vírus. Provavelmente, essa infecção também ocorra com esse. Além disso, o nariz e a boca, que são vias de infecção, estão bem perto”, detalha.