Beber café pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 12%

Publicado em Alimentação, Câncer, Envelhecimento, Idosos, Longevidade, próstata, Saúde, Velhice
Foto: AFP

 

O tradicional cafezinho pode ajudar a combater um dos cânceres mais incidentes entre os idosos: o de próstata. Pesquisa mostra que a ingestão regular da bebida está associada à redução em até 12% do risco de surgimento desse tumor. E mais: também está ligada à queda de 16% no risco de um homem morrer em razão da doença.

Os resultados foram obtidos por cientistas da China Medical University.  Eles analisaram as condições de saúde e os hábitos alimentares de mais de 1 milhão de moradores de diferentes países para chegar às conclusões. Segundo a equipe, efeitos produzidos pelo café no organismo humano, como a ação anti-inflamatória, podem explicar os benefícios.

Liderada por Kefeng Wang, a equipe analisou 16 pesquisas sobre os efeitos do café. Ao todo, havia informações sobre 1,08 milhão de homens que viviam na América do Norte, na Europa e no Japão. Desses, 57.732 tiveram câncer de próstata. Os estudos consideraram diferentes quantidades de café ingeridas. De forma geral, a baixa ingestão variou de nenhuma xícara a menos de duas por dia. E o nível mais alto de consumo, de duas a nove xícaras diariamente.

Ao analisar os dados, a equipe chinesa constatou que, comparados ao grupo que não ingeria tanto a bebida, os amantes do cafezinho apresentaram redução no risco de ocorrência de câncer de próstata de 9% a 12%. Cada xícara diária adicional foi associada a uma redução no risco de 1%. Em uma investigação mais apurada, voltada para a possibilidade de o tumor se tornar letal, descobriu-se que o risco de morte era 16% menor entre os homens que bebiam mais café e sofriam da doença em estágio avançado.

Câncer da terceira idade

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e a sexta causa de morte por câncer em homens. É considerado um câncer da terceira idade, já que em torno de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o Inca. No Brasil, 65.840 novos casos foram registrados em 2020. Desses, ao menos 49 mil acometeram homens idosos.

Pesquisas vêm mostrando que o café tem efeito semelhante contra tumores de fígado, intestino e mama. Segundo os autores do estudo chinês, esse é o primeiro a sinalizar um potencial no combate ao câncer de próstata. Eles enfatizam que a pesquisa não mostra que o café evita a doença, mas que há relação entre a ingestão da bebida e os efeitos constatados.

Uma das hipóteses levantadas pelo grupo para esse fenômeno é de que os efeitos conhecidos do café estejam associados à proteção contra o câncer de próstata. Já se sabe que a bebida pode reduzir níveis de açúcar no sangue, é anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, afeta os níveis de hormônios sexuais, o que pode ajudar a proteger contra tumores.

Para a equipe chinesa, mais estudos poderão ajudar a entender melhor esses mecanismos. “Se a associação for comprovada como um efeito causal, os homens podem ser encorajados a aumentar o consumo de café para diminuir potencialmente o risco de câncer de próstata”, escreveu o grupo. O artigo com resultados da pesquisa foi divulgado, neste mês, no jornal British Medical Journal (BMJ).