Vírgula 3

Publicado em português

Há termos coordenados que suscitam perguntas mais frequentes que outros. Um deles é o etc. As três letrinhas dão nó nos miolos. Muitos arrancam os cabelos só de pensar no enfrentamento. Melhor respirar, parar e acreditar que, no fundo, se trata de cortina de fumaça. Basta conheceras as manhas do trio. Aí, a resposta vem fácil como andar pra frente.

Etc.

Sabia? Etc. é recurso de preguiçoso. A gente pode muito bem viver sem ele. O segredo está na conjunção e. Compare:

Gosto de cinema, teatro e literatura. (O e dá o recado: é só disso que gosto.)

Gosto de cinema, teatro, literatura. (A ausência do e indica que gosto de muitas outras coisas.)

Acertar ou acertar

Você faz questão do etc.? OK. Mas, volta e meia, pinta a dúvida. Ele deve ser antecedido de vírgula? A questão procede. Afinal, as três letrinhas são a abreviatura de (e) (t)antas (c)oisas. Portanto, há um ezinho aí presente.

Mas muitos esqueceram a etimologia da palavra. Afirmam que a criatura é tão antiga que as pessoas de memória curta lhe esqueceram a origem. Tratam-na, então, como se fosse um vocábulo qualquer. E daí? Com vírgula ou sem vírgula? Tanto faz. Você decide. É acertar, ou acertar.

Gosto de cinema, teatro, literatura (e) etc.

Um só

Etc. Tem ponto no final? Tem. Coincide com o ponto no fim da frase? Sem problema. Fique com um só: Comprei laranja, maçã, pêssego, abacaxi etc. (A vírgula é facultativa. Prefiro dispensá-la.)