Tropeço de Bolsonaro

Publicado em português

O presidente Bolsonaro disse: “O Brasil tem como realmente ser um daqueles países que melhor reagirá à crise”. Ops! Pisou a concordância. A expressão um dos que topa levar o verbo para o singular e o plural. Mas o significado muda:

1. Ao usar o singular, o autor diz que a ação se refere a um só indivíduo: Macbeth é uma das peças de Shakespeare em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. (Só uma das tantas peças de Shakespeare está em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil.). O Tietê é um dos rios da capital paulista que deságua no Paraná. (Ora, só o rio Tietê deságua no Paraná. Aí, não há saída. O singular é obrigatório.)

2. O plural informa que a ação se refere a mais de um indivíduo: O Brasil tem como realmente ser um daqueles países que melhor reagirão à crise. (Mais de um país reagirá à crise. Entre eles, está o Brasil.) Ele é um dos deputados que apoiam o teto de gastos. (Vários deputados apoiam o teto de gastos.) João Doria é um dos governadores que pegaram a covid-19. (Mais de um governador pegou a covid-19)