Terrivelmente evangélico: advérbios terminados em -mente

Publicado em português

O presidente se encontrou com a comunidade evangélica. Entre os seus, sentia-se feliz, descontraído. Sorriu muito. Posou para selfies. Deu abraços e beijos. No discurso, disse que nomearia para o Supremo Tribunal Federal um ministro “terrivelmente evangélico”. Aplausos ecoaram. Vivas se ouviram nos quatro cantos do recinto. A imprensa divulgou a fala. Foi um auê.

Ops! Não foi o critério religioso para escolher o juiz da mais alta corte de Justiça do país que chamou a atenção.  Bolsonaro havia revelado o fato uns dias antes. Nem a inoportunidade do anúncio. Faltam quase dois anos para a abertura da vaga. A vedete foi o advérbio. Terrivelmente evangélico — o que é isso, companheiro? É isto: muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito evangélico. Evangélico na cara, nos gestos, nas palavras, no modo de agir. O advérbio inusitado causou estranhamento. Valeu como frase de efeito. Caiu na boca do povo.

Por falar em terrivelmente…

Há uma praga teimosa na praça. Como quem não quer nada, ela foi avançando e ganhando espaço. Hoje aparece em frases a torto e a direito. Trata-se de advérbios terminados em –mente. Cortados, não fazem falta. Melhor: deixam a frase mais leve e elegante. Quer ver?

 

João deve sair (provavelmente) ao meio-dia.

Cumpriu a ordem (exatamente) como o diretor determinou.

(Atualmente) todo mundo tem celular.

A reclamação era (completamente) inoportuna.

Disse (exatamente) isso, sem tirar nem pôr.

Os clientes odeiam (principalmente) ter de esperar.

Ministro (terrivelmente) evangélico.

Viu? Como disse George Simenon, “Corto adjetivos, advérbios e todo tipo de palavra que está lá só para fazer efeito”.