Siglas

Publicado em português

As siglas combinam com o mundo moderno. Você abre o jornal, lá estão elas. Liga a tevê, não dá outra. Conversa com os amigos, as danadinhas aparecem. É ONU pra lá, PT pra lá, PM, UTI, MP pracolá. O Programa de Aceleração do Crescimento perdeu o tamanhão original. Virou PAC. Até as pessoas se transformam em siglas. É o caso de FHC. Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil de 1994 a 2002. Ora, se as siglas fazem parte da vida, o jeito é aprender a lidar com elas. Como escrevê-las?

Use todas as letras maiúsculas se a sigla tiver até três letras ou se todas as letras forem pronunciadas uma a uma: Organização das Nações Unidas (ONU), Ministério da Educação (MEC), unidade de terapia intensiva (UTI), Polícia Militar (PM), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nos demais casos, só a inicial é grandona: Departamento de Trânsito (Detran), Organização dos Produtores Exportadores de Petróleo (Opep), Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Departamento Nacional do Trânsito (Denatran).

Atenção, gente fina. Escreva os serezinhos sem ponto. Se estiverem no plural, o s minúsculo pede passagem: PMs, Detrans, UTIs.