Redação 12

Publicado em Redação nota 10

 
 
Começo, meio e fim

 
O texto tem começo, meio e fim. Em outras palavras: tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Aristóteles definiu as três partes:
 
Introdução: o que não pede nada antes, mas exige algo depois. Sua função: apresentar o assunto. Ou seja: dizer o que o texto vai dizer.
 
Desenvolvimento: o algo depois exigido pela introdução. É a argumentação. Diz o que a introdução disse que o texto ia dizer.
 
Conclusão: o que exige algo antes, mas não pede nada depois. É o fecho. Diz o que o texto disse.
 
No texto abaixo, o autor trata da importância da correção lingüística. Defende a tese de que falar mal é o caminho da exclusão. Leia-o com cuidado. Depois, assinale a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Para concluir, preencha o esquema apresentado no final. 

 
 
Falar mal, o caminho da exclusão 

 
Gilberto Dimenstein 

 
Aceitar os erros de português, valorizando os usos e costumes orais é justificável academicamente. No caso brasileiro, tornou-se questão da esfera do politicamente correto desde que Luiz Inácio Lula da Silva virou presidente da República sem deixar de tropeçar em concordâncias e regências.
 
Pega mal –­ muito mal, aliás –­ abordar criticamente os deslizes primários de Lula na norma culta. Rebatem-se as críticas com considerações sobre o preconceito, falta de respeito com o povo, insensibilidade social. O problema é que, para o cidadão comum, não existe anistia gramatical. O mercado profissional e o ambiente educacional não perdoam.
 
Goste ou não, para prosperar num emprego, o indivíduo é obrigado a falar corretamente, pelo menos sem erros vexaminosos. É algo parecido com se vestir adequadamente. Na seleção profissional, os entrevistados medem o candidato pela capacidade de articulação e expressão. É o primeiro quesito eliminatório.
 
Os gramáticos mais flexíveis lançam arrazoados interessantes sobre a incorporação do falar na norma culta. Há quem aceite tudo ou quase tudo. O debate, porém, não é acadêmico: quem estuda está interessado em obter um emprego. E sabe que a flexibilidade no falar, fora do círculo dos amigos, é devastadora para quem deseja ser respeitado profissionalmente.
 
Não falar bem, escorregando em normas básicas, é uma defasagem aos olhos de quem emprega e de quem aprova nos testes escolares. É tão grave na lógica do mercado quanto não lidar com códigos digitais contemporâneos. Faz parte do caminho da exclusão.
 
***
 
Com base no texto, preencha o esquema seguinte:
 
Assunto:
 
Leitor:
 
Tópico:
 
Objetivo:
 
Frase que sintetiza o objetivo do texto:
 
Sentença de abertura:
 
Tópico frasal do 1º parágrafo do desenvolvimento:
 
Tópico frasal do 2º parágrafo do desenvolvimento:
 
Idéia da conclusão: 

 
A resposta? Logo, logo. Aguarde.