Pai Nosso: a reza faz 7 pedidos

Publicado em português

Dizem que o sete é o número preferido de Deus. Daí o Senhor ter criado o mundo em sete dias, ter dado sete cores ao arco-íris, ter definido sete sacramentos, ter fixado sete pecados capitais, ter ditado sete virtudes, ter construído sete portais da eternidade, ter trancado o cofre com sete chaves, ter abençoado sete maravilhas, sete notas musicais, sete anões da Branca de Neve.

Pai Nosso

Hoje é um dia especial. Os filhos homenageiam quem deu parte de si para lhes dar a vida. Beijos, abraços, presentes fazem a festa. E trazem à lembrança a oração que fala do pai de todos. Não é o meu pai, nem o teu pai, nem o seu pai. É o nosso pai. A reza faz sete súplicas ao Senhor.

Pai Nosso, que estais no céu,

  1. Santificado seja o vosso nome,
  2. Venha a nós o vosso reino,
  3. Seja feita a vossa vontade assim na Terra como no céu.
  4. O pão nosso de cada dia nos dai hoje
  5. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
  6. E não nos deixeis cair em tentação
  7. Mas livrai-nos do mal.

        Amém

Imperativo

Seis súplicas pedem que se faça — seja, venha, seja, dai, perdoai, livrai. Uma que não se faça: “Não nos deixeis cair em tentação). Todas recorrem ao imperativo. O tempo verbal deriva de império. A família diz tudo. Trata-se de clã com poderes absolutos. Imperador, imperial e imperioso são alguns dos membros que mandam e desmandam. Às vezes, as criaturas têm de baixar a crista. Em vez de ordenar, pedem. Ou suplicam. Em qualquer dos casos, o imperativo impera.