O Oscar e a língua: Nique e Tique

Publicado em português

Viva! Hoje é a festa do cinema. Atores, atrizes, diretores, figurinistas, compositores & cia. talentosa disputam a estatueta que todos amam e todos desejam. O Oscar abre portas, turbina carreiras e engorda a conta bancária.

 A entrega

Para chegar lá, os artistas firmam um pacto com os deuses da mitologia grega. E aguardam. Os vencedores recebem o troféu das mãos de Nike. A deusa da vitória não é responsável pela glória ou fracasso de uns e outros. Ela só entrega a láurea. Por isso tem asas. Vai de um lugar a outro rapidinho. Onde há um vencedor, lá está ela. Bem-vinda!

 Sorte ou azar

Ora, se Nike não interfere no resultado do certame, quem mexe os pauzinhos? É a senhora da sorte e do azar. Em grego, ela se chama Tique. Em português, Fortuna. A divindade desempenha papel importante na vida de todos. Ela escolhe o destino dos humanos. A escolha não tem nada a ver com qualidades ou defeitos de cada um. Tem a ver com o acaso.

Há dias em que Tique acorda de bom humor. Bate o olho numa pessoa. Oba! A sortuda consegue tudo o que quer. Mas, se a poderosa abre os olhos mal-humorada, valha-nos, Zeus! Ela faz tudo dar errado na vida de adulto ou criança. Por mandar na sorte e no azar, a deusa recebe muitos nomes. Uns a chamam de destino. Outros, de fado. Alguns falam em ventura e desventura. A razão: ela não vê o que faz. É ceguinha.