Nos domingos? Aos domingos?

Publicado em português

Aos domingos significa todos os domingos: Vou à missa aos domingos. O comércio abre aos domingos. Você trabalha aos domingos?

Os outros dias da semana não fogem à regra. Pedem a preposição a quando indicam ação que se repete: Meu plantão é às quintas-feiras (todas as quintas). Os museus fecham às segundas-feiras (todas as segundas). Vejo meus amigos às quintas-feiras.

A preposição em (no sábado, na segunda) dá o seguinte recado: o fato ocorrerá uma só vez ou de vez em quando. Nada de repetições regulares: Paulo se casa no sábado. Vi Maria no domingo. O filho deles nasceu na quarta-feira.

A língua é um sistema de possibilidades. Tem jeitos diferentes de dizer a mesma coisa. Você pode escolher: Vou à missa aos domingos. Vou à missa todos os domingos. Encontro Maria às segundas-feiras. Encontro Maria todas as segundas-feiras.

Não morra na praia. Para indicar ação que se repete regularmente, o pronome todo (toda) precisa estar no plural. E acompanhado do artigo os, as. “Janto fora todos os sábados” é a forma correta. Se você disser “Janto fora todo sábado”, sua mensagem será outra. Estará dizendo: “Janto fora qualquer sábado”. O recado vai pro beleléu.