10% da população votou ou votaram? Ops!

Publicado em português

Percentagem ou porcentagem? Tanto faz. A palavra agrada a gregos e troianos. Você prefere percentagem? Use-a. Acha porcentagem mais charmosa? Bom proveito. E a concordância? Como fica o verbo em construções como 10% da população, 1% dos presentes, 20% da turma? Singular ou plural?Na língua como na vida, ninguém apronta uma só vez nem com uma só pessoa. A percentagem fez concessão no nome. Faz também na concordância. O verbo pode concordar com o número ou com o nome:

Dez por cento da população votou (concorda com população) ou votaram (concorda com 10). Um por cento dos presentes saiu (concorda com um) ou saíram (concorda com presentes).

Freio 1

Então”, conclui você, “na concordância com percentagem vale tudo. Não precisa nem pensar”. Alto lá, precipitado. Vale quase tudo.

Outro dia, apareceu esta construção no jornal da cidade: “30% das pessoas prefere o azul”. Certo? A concordância pode se fazer com o número ou o nome que o acompanha. Ora, o número é 30, plural. O nome, pessoas, plural. Então não há saída: só o plural tem vez.

Veja este outro caso: 1% da população está indecisa. O número é 1, singular. O nome é população, singular. Eis outro caso sem escolha. Singular ou singular.

Freio 2

Às vezes o número percentual se cansa de andar sozinho. Convida o artigo ou o pronome pra acompanhá-lo. Aí, pronto. Fica fortíssimo. Com ele ninguém pode. A concordância se fará só com o numeral: Uns 8% da população ganham acima de 10 mil dólares. Os 10% do corpo docente mais qualificado abandonaram a escola. Este 1% de indecisos definirá o resultado das eleições.

Moral da opereta

O mundo está cheio de pessoas indecisas. A gramática, que é do mundo, não fica atrás. Está cheia de construções indecisas. Mas, de vez em quando, uns e outros se cansam de acender uma vela pra Deus e uma pro diabo. Tomam partido. É o caso da concordância com percentagem. Ou porcentagem.

Dose dupla

Pare, pense e responda: Na indicação de percentagem, é preciso repetir o sinalzinho % em todos os números? Ou basta usá-lo no último?”

Por questão de clareza, o sinal aparece em todos os números: A inflação dos últimos 12 meses ficou entre 2,5% e 3%.

O mesmo vale para outras abreviaturas: No fim de semana, rodou de 20km a 40km. Trabalha das 8h às 16h. Compre de 3kg a 5kg de carne.