Plural de cãozinho e cia. sofisticada

Publicado em português

Os brasilienses estão em polvorosa. Com razão. Eles adoram cachorros. Há pessoas que têm dois, três, quatro cães em casa. Eles são como gente da família. Agora, chegou a notícia. Muitos animais estão com leishmaniose. A doença é contagiosa e, parece, sem tratamento eficaz. Que enrascada!

 Os donos choram, rezam, fazem promessas. Sobretudo cercam os bichinhos de carinho. Diminutivos circulam pra cima e pra baixo. É aí que a porca entra na história e torce o rabo. Qual o plural de cãozinho? Em tempos idos e vividos, eles aprenderam que certas flexões têm manhas. Essa é uma delas. Como chegar lá?

 A gramática responde. Dê três passos. Um: escreva a palavra no plural (cão, cães). Dois: tire o s (cães, cãe). Três: acrescente o sufixo -zinhos. Pronto: o plural de cãozinho é cãezinhos. Viu? Cão rima com pão. Cãozinho e pãozinho também. Cãezinhos e pãezinhos dizem amém.

 Time sofisticado

Cão e pão têm companheiros no plural sofisticado. Outros diminutivos exigem as três etapas. É o caso de animalzinho (animais, animai, animaizinhos), papelzinho (papéis, papéi, papeizinhos), lençolzinho (lençóis, lençói, lençoizinhos), mulherzinha (mulheres, mulhere, mulherezinhas), botãozinho (botões, botõe, botõezinhos), florzinha (flores, flore, florezinhas).