Leso-futuro ou lesa-futuro?

Publicado em português

Leso é adjetivo, não verbo. Deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere: lesa-pátria, leso-patriotismo, lesas-pátrias, lesos-patriotismos, leso-futuro, lesos-futuros.

Atenção, moçada. Lesa e leso podem ser verbos – formas do presente do indicativo de lesar (eu leso, ele lesa). Também pode ser adjetivo (com significado de lesado). Sem privilégios, tem feminino e masculino: Paulo está leso de uma perna. Maria está lesa do braço.

 Curiosidade

Na Região Norte, existe uma expressão que é a cara dos moradores de lá: tu é leso? (assim mesmo, sem respeito à concordância). Tu é leso? Significa “tu és bobo?”, “tu és idiota?” Da palavra leso derivou-se o substantivo leseira, que ainda tem um qualificativo: leseira baré. Os de lá dizem que a leseira baré é o produto da alta taxa de umidade associada ao calor da floresta amazônica. Quem não tem costume adquire leseira baré: fica mole, mole, leso, leso. Ah! Baré é o nome de tribo indígena. Mas, hoje, baré, no uso popular, é quase um sinônimo de amazônico.