Leitor pergunta

Publicado em Geral, Leitor pergunta

 
 
  A duplinha tão só sempre se escreveu com hífen. De uns tempos pra cá a tenho visto solta. A grafia mudou? Silmara Rocha Sousa, Brasília     Mudou. A reforma ortográfica atingiu duplinhas que não tinham razão pra serem escritas com o tracinho. É o caso de tão só, tão somente, à toa. Agora é tudo separado. Um lá, outro cá, sem elos.
 
 
 
***
 
  Com a nova ortografia, como grafar “anti stress”? As duas partes ficam agarradas ou se divorciam pra todo o sempre? Wallison, lugar incerto     Stress, inglesinha da gema, se naturalizou neste país tropical. Com a nova nacionalidade, ganhou a cara do português. Tornou-se estresse. A trissílaba não goza de nenhum privilégio. Obedece às mesmas regras do emprego do hífen a que estão sujeitas as irmãzinhas dela: entiestresse.
 
 
***
 
  Como fica o hífen diante do nome próprio? Rafael Lopes, Diamantina     Na linguinha nossa de todos os dias, não existe a possibilidade de escrever letra maiúscula no meio da palavra. Pra manter a integridade do substantivo próprio, o hífen pede passagem: anti-Lula, além-PSDB, sub-Ronaldinho.