Horas: abreviatura & cia.

Publicado em português

Acabou o horário de verão. Pra o relório voltar ao normal, você precisa mudar os ponteiros. Vale lembrar-se de um fato pra lá de repetido. Nós vivemos no Brasil. A abreviatura de horas, aqui, não tem nada a ver com a inglesa. Lá, usam-se dois pontos (12:05). Nesta Pindorama tropical, a história muda de enredo. O sem-sem-sem pede passagem – sem espaço, sem ponto e sem plural: 12h, 12h10.

Dica 1

Em cronometragem esportiva, usam-se as abreviaturas h, min e s, mas milésimos de segundo dispensam marca: 5h30min2s35.

Dica 2

As horas que indicam duração não se abreviam: A reunião durou 10 horas (não: 10h).

Dica 3

A indicação de hora é sempre acompanhada de artigo: O programa vai das 14h às 16h (não: de 14h). Trata-se do lé com lé, cré com cré. De é preposição pura. Faz par com a, também preposição pura. Da (do) é combinação da preposição com artigo. À também: de segunda a sexta, da pág. 25 à 42, do parque à superquadra, das 14h às 18h.

Duplinhas

As expressões casadinhas são um calo no pé. Como saber se dois aa se encontram? É fácil. Nelas sempre aparecem duas preposições e dois artigos. Observe a primeira. Ela vem acompanhada de artigo? Não? A outra tampouco virá. Se a primeira vem, a segunda também virá.

Compare: de segunda a sexta, da página 8 à (página) 11, da França à Alemanha, do Rio à Paraíba, da SQS 310 à 312.

Cuidado. Misturar o par de um com o de outro gera deformações. São os cruzamentos. É como casar girafa com elefante. Quer ver? Descubra o monstrinho da frase:

*Vejo a série de segunda a sexta, de meia-noite à 1h30.

Viu? O primeiro casalzinho (de…a) está nota 10. O segundo juntou alhos com bugalhos. A forma seria: da meia-noite à 1h30.