Gêmeos: significados e curiosidade

Publicado em português

Gêmeos designa as pessoas nascidas do mesmo parto ou cada uma delas (gêmeo): Maria deu à luz gêmeos. Um gêmeo morreu logo depois do parto.

Quando nascem três, são trigêmeos; quatro, quadrigêmeos ou quádruplos; cinco, quíntuplos; seis, sêxtuplos; sete, sétuplos; oito, óctuplos; nove, nônuplos; dez, décuplos.

Curiosidade

Gêmeos é o terceiro signo do horóscopo. São dois menininhos que estão sempre juntos. Um se chama Castor. O outro, Pólux. Eles nasceram de um ovo como as aves. A mãe deles, a linda princesa Leda, casou-se com Tíndaro, rei de Esparta.

Um dia, ela foi tomar banho no rio. Zeus, o deus dos deuses, a viu nadando. Apaixonou-se. Como de costume, disfarçou-se de animal. Virou um lindo cisne de pescoço beeeeeeeeem comprido. Encantada, ela o pôs no colo e acariciou as penas brancas e macias.

Meses depois, Leda sentiu dor de parto. Da barriga dela saíram dois ovos. Cada um tinha duas crianças. Do primeiro nasceram Castor e Helena. Do segundo, Pólux e Clitemnestra. Helena e Pólux eram filhos de Zeus. Não morriam nunca. Castor e Clitemnestra, de Tíndaro. Morriam como nós.

Castor e Pólux ficaram amigões. Fortes e corajosos, expulsaram os piratas que matavam de medo a população da ilha onde moravam. Os dois pediram a Zeus que não os separasse nunca. Zeus os atendeu. Transformou-os em estrelas. Os gêmeos brilham no céu até hoje.