Enquete na internet: 10 erros que mais incomodam

Publicado em português

Entrei na onda da enquete que circula na internet: “Cite um erro de português que o incomoda profundamente”. Postei no Instagram. Eis respostas:

“Menas”: Esse feminino não existe nem em pesadelo. A forma é sempre menos: menos brincadeira, menos brincadeiras, menos bonito, menos bonitos.

“Pra mim fazer”: Mim não faz nem acontece. O sujeito é sempre eu: pra eu fazer, pra eu estudar, pra eu ler, pra eu me manifestar.

“Haverão protestos”: No sentido de existir ou ocorrer, o verbo haver só se flexiona na 3ª pessoa do singular: Há três pessoas na sala. Haverá protestos contra o racismo. Houve distúrbios nas manifestações.

“Meia louca”: No sentido de “um tanto”, é a vez de meio. Invariável — sem feminino, masculino, singular ou plural: Ela é meio louca. Estou meio estressada. Ficamos meio cansados com a quarentena. O noticiário está meio repetitivo.

“Soa” em vez de “sua”: Soa é forma do verbo soar. Sua, do verbo suar: A campainha soa. O trabalhador sua (transpira).

“Graças à Deus”: Deus é nome masculino. Não aceita crase como barco a vapor, bebê a bordo.

“Vou com tu”: O pronome se junta à preposição: Vou contigo.

“Mal humor, mau humorado”: Mau é o contrário de bom. Mal, o oposto de bem. Na dúvida, basta apelar para o troca-troca: mau humor (bom humor), mal-humorado (bem-humorado“.

“Fazem 10 anos”: Na contagem de tempo, o verbo fazer é invariável. Fica sempre na 3ª pessoa do singular: Faz um ano. Faz 10 anos.

“A dó”: É sempre masculino: O dó é sentimento de comiseração, lástima, compaixão. Tenho muito dó dos médicos que têm de escolher quem vai viver e quem vai morrer. O dó também é uma nota musical.

Há mais. Serão assunto do próximo post.