O site do CB escreveu: “Eduardo vai para os Estados Unidos encontrar Trump, diz Bolsonaro”. Certo? Nãooooooo! O jornal pisou a regência do verbo ir. Quer ver?
Ir a indica deslocamento breve. Quem vai a algum lugar está passeando ou trabalhando. Volta em pouco tempo: Vou ao clube. Paulo vai ao cinema. Nós vamos à praia. Vou ao shopping fazer compras. Eduardo vai aos EUA encontrar Trump e voltar rapidinho.
Ir para anuncia deslocamento longo. Em geral implica mudança. Ir para não mais voltar. Ou não voltar logo. É o caso da nossa famosa frase “Vá para o inferno”. Em outras palavras: vá e fique por lá. Não volte.
Lembra-se do poema de Manuel Bandeira? “Vou-me embora pra Pasárgada. / Lá sou amigo do rei. / Lá tenho a mulher que eu quero / Na cama que escolherei.
Maria foi para Miami (está morando lá). Carlos resolveu mudar de vida: vai para o interior. Valéria foi para Nova York há anos. Paulo não conseguiu pagar o aluguel. Foi para a casa dos pais. Se for aprovado pelo Senado, Eduardo irá para os Estados Unidos como embaixador do Brasil.
No sentido de recolher-se, também se usa para: Vou para casa às 7 horas. Criança deve ir para a cama antes dos pais.