Discrição e descrição: a diferença

Publicado em português

Descrição = ato de descrever (descreve-se uma pessoa, uma roupa, um ambiente). Discrição opõe-se a saliência. Significa reserva, modéstia: A mãe da noiva vestiu-se com discrição. Apresentou o projeto com discrição, sem o esperado oba-oba.

Curiosidade

O substantivo que dá nome à qualidade de discreto se grafa com dois is — discrição. Muitos misturam alhos com bugalhos. Mantêm o primeiro i e trocam o segundo pelo e de discreto. Criam um mostrengo, filho de jacaré com elefante. Cruz-credo!

Discrição sofre outra concorrência. Dessa vez, com o substantivo descrição. A trissílaba grafada assim, com e na primeira sílaba, refere-se a forma de redação. Na escola, o professor pede pra moçada escrever um texto. Pode ser narração, descrição ou dissertação.

A narração conta uma história — sucessão de fatos, de acontecimentos. São ações que o personagem vive. Novelas, por exemplo, enquadram-se nessa modalidade. A descrição mostra. Fotografa uma pessoa ou uma coisa com palavras. A dissertação prova, defende tese, pontos de vista.

Moral da história: descrição se opõe a discrição. Uma mostra. A outra esconde.