Diquinha infantil 19

Publicado em Diquinhas, Geral

             A 6ª viagem de Simbad, o marujo

Simbad não para. Sai de uma aventura e entra noutra. Na de hoje, ele navega feliz com os marinheiros quando…ops! O navio bate num enorme paredão. É uma falésia. Todos morrem de fome, mas o sortudo marujo escapa. Descobre um rio que corre por dentro da falésia. Oba! Constrói uma balsa e lá vai ele.

Navega por um curso d´água coberto de pedras preciosas. Chega ao reino do Ceilão, que hoje se chama Sri Lanka. Ali, encontra o rei e lhe conta as peripécias das viagens. O monarca, impressionado, lhe dá três presentes. Um deles: uma cama feita da pele de uma cobra que engoliu um elefante. Outro: uma taça de rubi. O último: uma escrava linda. Feliz, Simbad volta pra Bagdá e se prepara pra última aventura. Como será a despedida?

Caça-palavra

Há navios e navios. Simbad viaja em navios mercantes. Eles levam e trazem mercadorias pra vender. O coletivo dessas embarcações é o mesmo que de carros. Sabe qual é? Encontre-o no caça-palavra e escreva-o no desenho:

NAVIOARMADAS ESQUADRILHAS BALSAFROTALA MATILHABANDO

Como é?

Há também os navios de guerra. Eles carregam soldados, armas e munição. Têm dois coletivos. Sabe quais são? As palavras estão na embarcação abaixo. Pinte-as com cor bem bacana: a. esquadrilha b. esquadra c. armada d. vara e. exército

O par

Falésia ganha acento. No texto aparece uma irmãzinha dela também acentuada. Qual é?

lá três último peripécia

Resposta: frota esquadra, armada peripécia