Concisão: 8 dicas

Publicado em português
  1. Corte, nas datas, os substantivos dia, mês e ano: em 10 de agosto (não: no dia 10 de agosto); em março (não: no mês de março); em 2018 (não: no ano de 2018).

2. Elimine palavras ou expressões desnecessárias: processo de adaptação (adaptação); decisão tomada no âmbito da diretoria (decisão da diretoria); trabalho de natureza temporária (trabalho temporário); problema de ordem sexual (problema sexual); curso em nível de pós-graduação (curso de pós-graduação); lei de alcance federal (lei federal); doença de característica dermatológica (doença dermatológica).

3. Troque a locução adjetiva por adjetivo: objetos para crianças (objetos infantis); pessoa sem emprego (pessoa desempregada), discurso sem novidade (discurso repetitivo).

4. Substitua a oração adjetiva por adjetivo: animal que se alimenta de carne (animal carnívoro); empresário que planta café (cafeicultor); profissional que não presta atenção (profissional desatento).

5. Use aposto em vez de oração apositiva:

Brasília, que é a capital do Brasil, oferece serviços públicos de boa qualidade. (Brasília, capital do Brasil, oferece serviços públicos de boa qualidade.

6. Troque a oração pelo termo nominal correspondente:

O diretor exige que o relatório seja apresentado. (O diretor exige a apresentação do relatório.

   7. Corte artigos indefinidos. Em 99% das frases, eles são dispensáveis:

Houve (um) troca-troca de profissionais jamais visto. O diretor quer traçar (uma) nova política de recursos humanos. Os funcionários  pediram (um) aumento de salário.

8. Casse possessivos. O seu constitui uma das piores pragas do texto. Além de sobrecarregar a frase, com frequência torna o enunciado ambíguo:

A campanha foi equilibrada até o (seu) final.

Para manter o (seu) ritmo de crescimento, o agronegócio precisa de excelentes estradas.

O empresário endurece as (suas) críticas ao governo.

Ufa!