GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2025, VINHOS DO DISTRITO FEDERAL
Recebi em primeira mão, diretamente do Marcelo Copello, Presidente do júri, o resultado completo da Grande Prova Vinhos do Brasil 2025.
O corpo de jurados, selecionado entre profissionais altamente qualificados, se reuniu por quatro dias no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, avaliando 1.007 amostras — entre elas, 967 vinhos e espumantes e 40 sucos de uva — de 115 vinícolas espalhadas por 10 estados.
Ao todo, foram distribuídos 57 títulos de campeões (incluindo empates) em 51 categorias. As premiações seguiram critérios rigorosos: 49 vinhos receberam medalha de Duplo Ouro (nota mínima 93) e 246 ganharam medalha de Ouro (nota mínima 91), excluindo os sucos.
Destes premiados o Distrito Federal ficou com dois títulos de campeão em suas categorias, sendo que um vinho recebeu a medalha de Duplo Ouro e 18 ganharam medalha de Ouro. O Quatro Altitudes 2022, da Vinícola Casa Vitor, o único Duplo-Ouro, com a nota 93, foi considerado o Melhor Vinho do Distrito Federal e o Melhor Syrah do Brasil.
É preciso salientar que grande parte das amostras enviadas pela Villa Triacca, Marchese Vinhos e Vinhedos e pela Vinícola Brasília foram extraviadas pela empresa aérea e não puderam participar efetivamente da prova de degustação.
Conversei com alguns produtores, que além dos vinhos próprios são sócios da Vinícola Brasília, sobre o reconhecimento que os vinhos do nosso cerrado de altitude vêm recebendo, não apenas dos consumidores, como também em eventos nacionais e internacionais, onde as degustações são realizadas às cegas, sem que os jurados tenham qualquer informação além da uva utilizada.
Para o Danilo, da Casa Vítor, estes resultados representam o reconhecimento de um trabalho feito com muito cuidado, dedicação e amor pela terra e mostra que é possível produzir vinhos de excelência no nosso Cerrado. Mais ainda, esse reconhecimento é um incentivo para continuarmos acreditando no potencial do nosso terroir e no sonho de colocar os vinhos de Brasília no mapa da vitivinicultura nacional.
Estamos muito felizes com esta premiação que nos fortalece como vitivinicultores, mas também demonstra que o cerrado e o trabalho bem realizado no campo foram responsáveis por este prêmio, comemora Marina, também da Casa Vítor.
Já a Isabela, da Oma Sena, destaca que o grupo da Vinícola Brasília tem recebido importantes reconhecimentos, para nós é uma emoção indescritível ver esse trabalho ganhar visibilidade. Estamos escrevendo as primeiras páginas da nossa história na vitivinicultura e já conquistar esse prestígio nos motiva ainda mais a seguir em busca de qualidade.
O Cerrado de Altitude reúne condições excepcionais para a maturação fenólica, o que se reflete em índices expressivos de resveratrol e antocianinas nos vinhos. Mas acreditamos que um dos grandes diferenciais está no fato de sermos um grupo coeso: 10 vinhedos, 10 famílias unidas pelo mesmo propósito de consolidar o Cerrado como uma nova fronteira vitivinícola.
Essa união acelera o aprendizado, pois compartilhamos erros e acertos, e também nos permite acessar apoios técnicos de excelência em enologia, viticultura, ciência e pesquisa. Juntos, estamos trabalhando para que os vinhos de Brasília sejam cada vez mais reconhecidos.
Ronaldo, da Villa Triacca, comenta que os vinhos brasilienses de várias vinícolas foram destaque na Grande Prova de Vinhos do Brasil, com várias premiações e medalhas. Destaque maior nesse concurso cito o Quatro Altitudes Syrah, da Casa Vitor, como melhor Syrah brasileiro (empatando com o também excelente Davo Syrah), e o Viognier Ercoara, melhor do Brasil também.
Tivemos muitas outras medalhas, muitos ouros., mas gostaria de enfatizar que em todo concurso que as vinícolas de Brasília participam, elas sempre levam medalhas. Ao todo já são mais de 60 premiações, entre regionais, nacionais e internacionais.
Citando apenas as mais relevantes, além dos dois já citados acima, destaco o Monumental Syrah da Vinícola Brasília, premiado na Avaliação Nacional de Vinhos, entre os 5 melhores tintos do Brasil, o Maná Ercoara com duplo ouro no Brazil Wine Challenge, o Seu Claudino Syrah como melhor vinho tinto brasileiro no concurso da CNA (para vinícolas butique até 40 mil litros), o Syrah Premium da Marchese, com um Gran Ouro no Vinalies, França, e por último o Seu Claudino Superiore Syrah, também com Gran Ouro no Vinalies , França.
Essas premiações, fora as não citadas, comprovam a grande qualidade desse terroir brasiliense, que, invertendo o ciclo, com a técnica da Dupla Poda, produzindo uvas no inverno, temos um dos melhores climas do mundo para se produzir vinhos de alta gama. As comprovações já estão aí.
Segue a relação dos vinhos do Distrito Federal premiados nesta GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2025. Destaquei apenas os vinhos com notas acima de 90. Convido todos a brindarem e degustarem nossos vinhos, compartilhando juntos o sabor, a qualidade e a experiência que eles oferecem.
Melhor Sauvignon Blanc do Brasil
Pipe 2023 – Miro Vinhos e Vinhedos, 92 Ouro
Descalço 2022 – Oma Sena Vinhos e Vinhedos, 91 Ouro
Entre Eixos – Sauvignon Blanc 2023 – Vinícola Hórus, 91 Ouro
Sauvignon Blanc Villa Triacca 2024 – Villa Triacca, 90
Cobogó 2024 – Vinícola Brasília, 90
Melhor Viognier do Brasil
Canindé Viognier 2024 – Ercoara Vinhos, 91 Ouro, Campeão Melhor Viognier
Melhor Rosé do Brasil
Nona 2023 – Miro Vinhos e Vinhedos, 90
Pilotis 2023 – Vinícola Brasília, 90
Melhor Syrah do Brasil
Quatro Altitudes 2022 – Vinícola Casa Vitor, 93 Duplo-Ouro, Campeão Melhor Syrah e Melhor Vinho do Distrito Federal
Gran Reserva Quatro Altitudes 2022 – Vinícola Casa Vitor, 92 Ouro
Alvorada Syrah 2022 – Vinícola Brasília, 92 Ouro
Maná 2022 – – Ercoara Vinhos, 92 Ouro
Maná 2021 – Ercoara Vinhos, 91 Ouro
Tapiocanga 2023 – Ercoara Vinhos, 91 Ouro
Maná 2023 – Ercoara Vinhos, 91 Ouro
Duetto 2022 – Marchese Vinhos e Vinhedos, 91 Ouro
Da Terra à Taça Syrah 2023 – Vinícola Casa Vitor, 91 Ouro
Aprisco 2021 – Ercoara Vinhos, 90
Aprisco 2023 – Ercoara Vinhos, 90
Marchese Vinhos e Vinhedos 2022- Marchese Vinhos E Vinhedos, 90
Dóro 2023 – Miro Vinhos e Vinhedos, 90
Melhor Pinot Noir do Brasil
Da Terra à Taça Pinot Noir 2024 – Vinícola Casa Vitor, 90
Melhor Marselan do Brasil
Da Terra à Taça Marselan 2024 – Vinícola Casa Vitor, 91 Ouro
Melhor Malbec do Brasil
1977, 2023 – Miro Vinhos e Vinhedos, 91 Ouro
Entre Eixos Malbec 2023 – Vinícola Hórus, 91 Ouro
Alvorada Malbec 2023 – Vinícola Brasília, 91 Ouro
Melhor Corte Tinto do Brasil
Croqui Mb/Sy 2023 – Vinícola Brasília, 91 Ouro
Entre Eixos Malbec/Syrah 2023 – Vinícola Hórus, 90
Melhor Tinto Super Premium do Brasil
Dialeto 2022 – Oma Sena Vinhos e Vinhedos, 92 Ouro



