83 livro minhas aventuras pela dupla poda

LIVRO: MINHAS AVENTURAS PELA DUPLA PODA

Publicado em Dupla Poda, LIVRO

LIVRO: MINHAS AVENTURAS PELA DUPLA PODA

Minhas Viagens pela Dupla Poda é primeiro livro voltado, exclusivamente, para os caminhos da Dupla Poda, com estatísticas abordando a expansão da área de vinhedos no Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Também, apresenta a linha de tempo de como e porque surgiu a técnica da Dupla Poda e suas vantagens.

 

Neste livro, o autor Horácio Barros, engenheiro, sommelier e professor de vinho na ABS-MG, compila suas experiências, histórias e estórias das suas viagens, a bordo de seu motorhome, pelas novas rotas das vinícolas dos 7 estados do Sudeste e Centro-oeste do Brasil, que praticam a Dupla Poda.

Nesta viagem pelo livro, o professor apresenta muitas informações técnicas interessantes para o público amante do vinho e para aqueles que desejam conhecer este novo mundo – a Colheita do Inverno, que revolucionou a alta qualidade dos vinhos nacionais. É um novo perfil de vinho chegando ao mercado nacional e internacional, algo diferente que está acontecendo no mundo do vinho que você poderá degustar nas 710 páginas de seu e-book.

3 PERGUNTAS PARA HORÁCIO BARROS

O que te motivou para iniciar estas aventuras?

– Em paralelo a engenharia, há cerca de 20 anos fiz meu primeiro curso de vinhos, estudei muito e comecei a ministrar aulas.

As minhas primeiras aventuras pelo mundo do vinho surgiram quando decidi me aposentar como engenheiro metalúrgico e decidi dar uma volta ao mundo, a bordo de um motorhome, durante 2 anos e 3 meses visitando os 24 principais países produtores de vinhos.

Ao retornar ao Brasil degustei o primeiro vinho de inverno: o Primeira Estrada Real Syrah que impressionou o meu palato.

Decidi continuar a minha aventura e tenho viajado há mais de 5 anos pelos sudeste e centro oeste do Brasil, focado em visitar as vinícolas que estão praticando a Dupla Poda, que me possibilitou degustar mais de 350 Vinhos de Inverno e conheci mais de 100 novas vinhedos e vinícolas.

Comecei a comparar os estilos dos Vinhos de Invernos com os grandes vinhos que degustei pelo mundo. Percebi que algo novo estava acontecendo nos estados de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Precisava mostrar isto ao mundo e decidi escrever o livro: Minhas Viagens pela Dupla Poda.

 

O que mais te surpreendeu nestas diversas degustações?

– O que mais surpreendeu foi a grande quantidade de vinhos elaborados a partir de uvas de colheita de inverno apresentando um elevado percentual de vinhos excelentes e atém mesmo alguns excepcionais como o Maria Maria Isabela que obteve 96 pontos (excepcional) pela Decanter.

A grande surpresa veio de Goiás, o vinho Intrépido que dei 95 pontos, também na faixa de excepcional.

São inúmeros fatores surpreendentes que destaco. Um crescimento vertiginoso (25%) ao ano da área de vinhedos, no sudeste e centro – oeste, que praticam a Dupla Poda.

O mais surpreendente em que uma vitivinicultura de somente 15 anos, já apresentando uma grande quantidade de rótulos premiados em concursos internacionais.

 

Quais os maiores perrengues que encarou em tantas viagens?

– Uma viagem de motorhome é um sonho de muitos, mas não são somente flores. Muitos perrengues aconteceram, mas que sempre eram amenizados ou deixados em segundo plano pelas diferentes e belas paisagens que surgiam no retrovisor. Gosto da frase: A janela do motorhome é meu quintal do mundo.

Mas, sem muita filosofia, na prática o maior perrengue foi a burocracia para transportar o motorhome de navios para mudar de continente.

Talvez o perrengue mais cotidiano foi o de conseguir locais para ejetar os detritos do vaso sanitário.

 

Link para compra do e-book: https://pay.hotmart.com/O100247201M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*