10 Sinais de Alerta para Alzheimer e Outras Demências

Publicado em Sem categoria

Prevenção é Cuidado Coletivo é o tema da campanha de 2026 do Coletivo Filhas da Mãe

Cosette Castro

Brasília – A campanha eleitoral está nas ruas, nas casas e na internet. Enquanto isso, o Coletivo se prepara para participar da campanha internacional Setembro Lilás, mês de conscientização sobre as demências, entre elas o Alzheimer.

Também em setembro está sendo organizada a 5a. Caminhada da Memória do Distrito Federal. Em 2026, a Caminhada será realizada no domingo, dia 20/09, às 9 h, na quadra 205 do Eixão Norte. Das 10 às 12h haverá Atividades Pós-Caminhada na quadra 208 Norte, local de chegada da Caminhada.

A campanha deste ano tem como tema: “Prevenção é Cuidado Coletivo”.

Na semana passada apresentamos 05 pontos para diferenciar sintomas de demências das características naturais do envelhecimento. E, nesta edição, publicamos outros 05 pontos para fazer a diferenciação.

6. Problemas com palavras na fala ou na escrita – Algumas pessoas podem ter dificuldade para acompanhar ou participar de uma conversa. Elas podem parar no meio do assunto e não ter ideia sobre como continuar o tema. Ou podem se repetir. Elas podem ter dificuldade com vocabulário, ter problemas para encontrar a palavra certa ou chamar objetos e coisas por outros nomes.

Mudança comum relacionada à idade – Às vezes ter dificuldade para encontrar a palavra certa.

7. Guardar coisas em lugares indevidos e perder a capacidade de descobrir onde guardou– Pessoas com Alzheimer ou outra demência podem colocar as coisas em lugares pouco usuais. Elas podem perder objetos e não conseguir saber como encontrá-los novamente. Também podem acusar outras pessoas de roubo.

Mudança comum relacionada à idade – Guardar as coisas em lugar indevido de vez em quando e retomar os passos para encontrá-las.

8. Julgamento comprometido – Algumas pessoas podem ter julgamento equivocado ou dificuldade na tomada de decisões. Às vezes é possível perceber erros de interpretação em uma conversa, pagamentos errados e decisões incompatíveis com seu comportamento habitual. Também podem deixar de lado o asseio, a limpeza pessoal e a higiene do local onde moram.

Mudança comum relacionada à idade – Ocasionalmente tomar decisões equivocadas.

9. Afastar-se do trabalho ou das atividades sociais – Algumas pessoas podem começar a se afastar de hobbies, de atividades sociais, de projetos no trabalho ou de esportes. Elas podem ter dificuldade em acompanhar seu esporte favorito ou de se lembrar como completar uma atividade que goste muito. Elam também podem evitar atividades e encontros sociais por conta das mudanças que estão experimentando.

Mudança comum relacionada à idade – Às vezes sentir-se cansado do trabalho, da família e das obrigações sociais.

10. Mudança no humor e na personalidade – O humor e a personalidade de algumas pessoas pode mudar. Elas podem se tornar confusas, desconfiadas, deprimidas, amedrontadas ou ansiosas. Elas podem se sentir aborrecidas em casa, no trabalho, com amigos ou em lugares onde estão fora da zona de conforto.

Mudança comum relacionada à idade – Desenvolver um jeito próprio de fazer as coisas e se irritar quando a rotina é alterada.

Velhice não é doença. É uma nova etapa da vida que merece ser vivida com autocuidado e cuidado coletivo, respeitando as diferentes velhices.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *