Cosette Castro
Brasília – Enquanto o Brasil se prepara para brincar o carnaval 2026, aumentam as campanhas e matérias nas redes sociais digitais para incentivar a brincadeira e conter os diferentes tipos de assédio e violência contra mulheres de todas as idades.
Carnaval é espaço de ocupação da cidade, de alegria, de encontro, de paquera, de flerte e até de novos amores que duram o tempo do carnaval. Mas a aproximação e o contato físico só podem acontecer quando há consentimento da mulher. NÃO É NÃO.
Nâo vale encostar de forma maliciosa, passar a mão, obrigar a dar beijo, abraço ou obrigar a manter relações sexuais. É crime previsto em lei e todas as pessoas que presenciem constrangimentos, ameaças ou tentativas de abuso têm o direito e o dever de ligar no 180 ou 190.
O 180 é a Central de Atendimento à Mulher para orientação e denúncia de qualquer tipo de violência (psicológica, moral, patrimonial, física, sexual). A Central funciona 24h para acolhimento e encaminhamento, sem acionamento imediato da polícia.
O 190 é utilizado para emergências imediatas (Polícia Militar), como assédio e/ou agressões acontecendo agora, no momento. Serve para intervenção no local.
Tampouco vale o homem ser grosseiro ou dar como desculpa a roupa da mulher. Afinal, os homens há décadas se vestem de mulheres no carnaval, andam quase nus nas ruas e nem por isso são atacados ou desrespeitados.
Mesmo que você não conheça a pessoa, seja solidário/ solidária e apoie a vítima. Somente assim, abusadores e assediadores serão contidos no carnaval e na vida cotidiana. Somente assim as mulheres de todas as idades se sentirão mais seguras para sair às ruas e brincar o carnaval.
Desde sua criação, em dezembro de 2019, o Coletivo Filhas da Mãe apoia campanhas como “Não é Não”, “Folia com Respeito” e “Levante Mulheres Vivas” em defesa da vida em segurança de todas as mulheres.
Dicas de Segurança do Bloco Filhas da Mãe
Há 06 anos o Coletivo Filhas da Mãe criou o Bloco Filhas da Mãe, um espaço para as cuidadoras familiares de pessoas com demências, entre elas o Alzheimer, saírem às ruas, aproveitando a alegria do Carnaval. É também uma forma de dar visibilidade ao trabalho gratuito de cuidado que adoece física e mentalmente as mulheres brasileiras.
Diferente de outros blocos de carnaval, o Filhas da Mãe sai duas vezes ao ano nas ruas da Capital Federal. No domingo pré-carnaval (veja aqui as fotos e vídeos do Esquenta 2026) e no domingo Pós-Carnaval, dia 22/02, na Asa Norte, em parceria com o Bloco do RivoTrio e demais blocos da saúde mental do Distrito Federal.
Sabemos que, durante o Carnaval, é mais difícil para as pessoas que cuidam familiares conseguirem garantir a presença de cuidadoras profissionais ou de outros familiares apoiadores. Também é mais difícil conseguir se deslocar nesses dias. Por isso, escolhemos dias alternativos, assim como locais acolhedores e inclusivos para quem cuida e também para quem está em processo inicial da doença e ainda gosta de brincar.
Durante o carnaval, sugerimos às mulheres de todas as idades: 1. sair em grupo ou em dupla, 2. levar água, 3. leque 4. protetor solar, 5. boné ou chapéu, 6. manter o celular carregado, 7.informar as amigas e/ou familiares em qual bloco vai sair, 8. manter atualizada a localização em que se encontra. Em caso de utilizar transporte por aplicativo, 9. avisar o nome do motorista, marca e placa do carro que vai usar, 10. no metrô, dê preferência ao vagão para mulheres e 11. se beber não aceite bebidas abertas sem que você veja a origem.
Aproveite o Carnaval e se divirta.
PS: Lembre que brincadeiras de carnaval com pessoas com demência não devem ter barulho demais nem música muito alta, levando em conta a sensibilidade auditiva de cada paciente e o estágio da doença.
Cosette Castro Brasília - O dia após o Esquenta Carnaval do Bloco Filhas da Mãe…
Cosette Castro Brasília - Na mesma semana em que o Congresso Nacional comprovou mais uma…
Cosette Castro Brasília - A cultura brasileira está em festa. Em menos de um mês…
Cosette Castro & Sofia Duarte Brasília - Em um mundo em constante estímulo ao individualismo,…
Cosette Castro Brasília - Queridos homens, Desde o dia 1º de dezembro, o Coletivo Filhas da…
Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana de comemoração pelo reconhecimento internacional do cinema…