Música, Piquenique e Acolhimento para Falar Sobre Demências

Publicado em Alzheimer

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Setembro é um mês especial. Enquanto ele não chega, estamos envolvidas na organização do Setembro Roxo, mês  mundial de conscientização sobre Alzheimer e outras demências. É mais um tijolinho no trabalho diário que o Coletivo Filhas da Mãe desenvolve de oferta de informações, incentivo à políticas públicas,  prevenção da saúde, estímulo ao cuidado coletivo e ao autocuidado.

Acreditamos que informação e formação sobre demências, entre elas o Alzheimer,  são  fundamentais para construir uma Sociedade do Cuidado. Temos um longo caminho a percorrer em direção a uma sociedade que promova o envelhecimento saudável e acolha as pessoas diagnosticadas ou em processo de diagnóstico e  seus familiares. E que tire da invisibilidade as cuidadoras de todos os tipos, em especial as cuidadoras familiares.

Também acreditamos que o direito ao cuidado, o direito a cuidar e  o direito ao autocuidado são direitos humanos. Direitos que precisam sair dos discursos para serem incorporados em todo ciclo orçamentário da União. Estes direitos são uma responsabilidade do Estado.

Um  primeiro passo  para a construção de uma Sociedade do Cuidado foi dado na semana passada com a posse do novo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). O Conselho é um órgão colegiado que deverá deliberar sobre as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional das Pessoas Idosas. E fortalecer as políticas existentes, nem sempre todas implementadas.

A construção de uma Sociedade do Cuidado só se tornará uma realidade quando esses direitos humanos fizerem parte do nosso cotidiano. E, principalmente,  quando as pessoas idosas deixarem de ser tratadas como cidadãs de segunda categoria no Brasil.

Enquanto acompanhamos e contribuímos para a reconstrução do país, em especial  para a construção da Sociedade do Cuidado, vamos começar o Setembro Roxo.  Queremos exercitar o cuidado coletivo e o autocuidado através da música e do contato com a natureza.

No próximo domingo, dia 03 de setembro, o Coletivo Filhas da Mãe, fará a abertura das atividades de conscientização sobre demências, entre elas o Alzheimer,  no Distrito Federal com um Piquenique Musical. 

O piquenique musical será realizado no Parque Olhos D’Água (413 Norte), em Brasília, em parceria com o Coletivo Café com Chorinho, das 10 às 12h.  Leve a sua canga, cadeira e lanche para compartilhar. (Veja o vídeo convite aqui). No domingo haverá materiais informativos sobre Alzheimer e outras demências.

As atividades gratuitas do Setembro Roxo do Coletivo Filhas da Mãe seguem durante todo o mês.

Nos primeiros 15 dias, a programação está dividida entre projetos de informação científica e projetos de autocuidado para cuidadoras familiares:

Atividade Científica – Presencial

Dia, 04/09, segunda-feira, das 9 às 11h – Oficina Interdisciplinar  Amigabilidade Urbana Estudantes da UnB e pessoas idosas do SESC em diálogo criativo. Coordenação: Leides Moura, no SESC da 913 Sul. Parceria: UnB e SESC-DF

Informação sobre Dia a Dia do Cuidado – Online

Dia 06/09, quarta-feira, das 19 às 20h – Roda de Conversa Especial Setembro Roxo coordenada por Manoela Dias. Convidada especial: geriatra Marina Barichello.

Prevenção de Saúde – Presencial

Dia 10/09, domingo, das 8h15 às 10h30 – Caminhada no Parque – Especial Setembro Roxo (aberto à comunidade)

Espaço de Autocuidado e Criatividade  – Presencial

Dia 12/09, terça-feira, das 15 às 17h – Oficina de Leitura e Escrita Criativa –  coordenação Valeria Nunes

Local: Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BSB) – Quadra 507 da W3 Sul, em Brasília.

Dia 14/09, quinta-feira, das 15 às 17h – Oficina de Leitura e Escrita Criativa – coordenação Valéria Nunes

Local: Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BSB) – Quadra 507 da W3 Sul, em Brasília.

Nos próximos dias estaremos divulgando o restante da programação. Aguarde!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*