O Setembro Roxo Está Chegando

Publicado em Alzheimer

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Faltam poucos dias para começar o Setembro Roxo, mês mundial de conscientização sobre as demências. Entre ela,  a mais conhecida é a Doença  de Alzheimer (DA) que representa 60 a 70% dos casos.

A cada três segundos uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer no mundo. Além do Alzheimer, existem outros tipos de demências, nome genérico das doenças neurodegenerativas, como  por exemplo, a Demência Vascular ou a  Demência Fronto Temporal. E também existem os casos mistos, envolvendo mais de uma doença ao mesmo tempo.

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2021) apontam a existência de 55 milhões de pessoas enfermas no mundo. Estima-se que esse número poderá chegar a 78 milhões em 2030 e  a cerca de 139 milhões até 2050. Estamos frente a um grande desafio de saúde mental em nível mundial.

Em países com desigualdade social, como o Brasil, este problema de saúde pública é mais complexo. Aproximadamente 70% dos casos ainda não foram diagnosticados, de acordo com o Ministério da Saúde.

A maior parte dos casos se manifesta entre mulheres que sofrem direta ou indiretamente com as demências. Indiretamente desde cedo elas são sobrecarregadas física e emocionalmente ao realizar atividades gratuitas de cuidado.

As demências se manifestam com mais frequência entre pessoas acima de 65 anos. Mas podem ocorrer abaixo dessa idade.

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, os quadros demenciais podem acontecer também entre pessoas mais jovens, com idade a partir de 38, 40 anos.

Os casos que acometem  jovens adultos representam 7% dos diagnósticos e são chamados de demências precoces. Em geral levam entre oito e dez anos para serem diagnosticados. Até lá, esse grupo populacional e seus familiares sofrem pela desinformação e por tratamentos inadequados.

A falta de preparo sobre demências por uma  parte significativa dos profissionais de saúde, a falta de informações sobre demências entre a população e o preconceito sobre envelhecimento pioram a situação existente no Brasil.

Aguardamos com urgência a aprovação de uma  Política Nacional sobre Demências que inclua quem cuida de quem cuida. Queremos a prevenção da saúde física e emocional das cuidadoras familiares, inclusive durante o processo de envelhecimento. E a redução ou compensação das horas de cuidado não remunerado.

SETEMBRO ROXO
Para contribuir com o aumento das informações sobre demências e prevenir a saúde de quem cuida, organizamos  no Setembro Roxo 2023 uma  programação diversificada com diferentes parceiros. Entre elas:

1.  Atividades científicas com informações sobre demências,  envelhecimento  saudável e sobre cuidado e autocuidado
2. Atividades físicas de prevenção e promoção da saúde
3. Atividades culturais para estimular a saúde mental na Asa Sul e Norte.

Como a memória musical é a última a se perder, vamos abrir o Setembro Roxo   com um  Piquenique Musical. O evento vai acontecer  no Parque Olhos D’Água (413 Norte), no domingo, dia 03 de setembro,  das 10h às 12h, em Brasília.

O evento gratuito  será realizado em parceria com o  Coletivo Café com Chorinho. Traga sua família, canga ou cadeira e lanche e se delicie com  o chorinho brasiliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*