Três Anos e Aqui Estamos Nós

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Falta pouco mais de um mês para o Coletivo Filhas da Mãe completar 3 anos. E já estamos pensando nas comemorações.

O lançamento de um livro em dezembro é um bom começo pra olhar o trabalho que o Coletivo vem realizando no Blog do Correio Braziliense.

A obra, uma seleção de textos publicados durante o primeiro ano de existência do Blog, foi dividida em quatro sessões temáticas. São elas: políticas públicas, envelhecimento, cuidado e autocuidado e demências.

Editado pelo Portal do Envelhecimento, o livro vai se chamar ” Filhas da Mãe com Muito Orgulho, Apesar da Pandemia e da Demência”. Em breve anunciaremos a data de lançamento em Brasília.

Em dezembro teremos uma convidada especial de aniversário no programa Terceiras Intenções: a psicóloga Maria Cristina Hoffman, Coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde.

No dia 20 de dezembro ela vai comentar a pesquisa nacional sobre Alzheimer que está sendo realizada pelo Ministério da Saúde.

Antes disso, ainda em novembro, no dia 22, nossa convidada para o programa Terceiras Intenções será a professora Natália Horta, da UFMG.

A pesquisadora vai conversar das 19 às 20h ao vivo pelo canal do YouTube (acesse Filhas da Mãe Coletivo) com a apresentadora Ana Castro. O tema: os desafios do envelhecimento e as relações intergeracionais.

PESQUISA

Nesta segunda semana de novembro, a empresa farmacêutica Roche e a Associação Internacional de Alzheimer lançaram a pesquisa internacional Retratos do Cuidado voltada para pessoas que cuidam.

O estudo inclui quatro países, entre eles o Brasil. No país, a pesquisa tem apoio da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e será executada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Conheça mais detalhes sobre a pesquisa a partir do material divulgado pela Febraz e participe online:

“Convidamos cuidadores de todo o Brasil para participar do estudo Retratos do Cuidado, da Universidade de Westminster (Inglaterra) em parceria com a Alzheimer’s Disease International (ADI).

A pesquisa busca entender como a COVID-19 vem afetando o cotidiano das pessoas que oferecem cuidados não remunerados para um familiar que vive com a doença de Alzheimer.

O estudo Retratos do cuidado está sendo desenvolvido, no Brasil, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/Paraná), com apoio da Febraz.

A coordenação é da Universidade de Westminster em parceria com a ADI. O financiamento é da Roche.

O questionário leva de 10 a 15 minutos para ser respondido e está disponível no link
https://bit.ly/retratosdocuidado “. Acesse aqui.

DICA

Ainda em novembro haverá o workshop A Morte em Paz coordenado pela médica Ana Claúdia Quintana Arantes. O curso on line e gratuito vai ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

Durante o workshop, a médica vai falar sobre como trazer paz e conforto tanto para a pessoa que está morrendo, como também para a família e para si mesma. Inscrições aqui.

O interesse por pesquisas e estudos sobre o cuidado e finitude avançam e são indispensáveis para políticas públicas e serviços capazes de garantir mais qualidade de vida a quem cuida e para quem é cuidado.

Cosette Castro

Posts recentes

Todo Dia é Dia de Corresponsabilidade no Cuidado

Cosette Castro Brasília - A Capital Federal está  de parabéns. Esta semana está sediando atividades…

9 horas atrás

Precisamos Falar Sobre Trabalho de Cuidado Gratuito

Cosette Castro Brasília - O dia depois do dia das mães é um bom momento…

5 dias atrás

Lobas, Mães e Sobreviventes: Reflexões de uma Mãe

Cosette Castro & Deyse Mara Brasília - Próximo ao dia das Mães, o show da…

1 semana atrás

Shakira e o Trabalho de Cuidado Gratuito

Cosette Castro Brasília - O show de Shakira na noite de sábado, 02/05, foi mais…

2 semanas atrás

Um 1o. de Maio Para Chamar de Seu

Cosette Castro Brasília - Este é um primeiro de maio em que o Congresso Nacional,…

2 semanas atrás

O Cuidado Profissional Merece Respeito

Cosette Castro Brasília - Nesta segunda-feira, 27, é comemorado o dia internacional da trabalhadora doméstica.…

3 semanas atrás