Das Delicadezas do Dia a Dia

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Para muitas mães, cuidar de um bebê significa uma sucessão de rotinas extenuantes e invisíveis. Entre elas  alimentar, vestir,  fazer adormecer, manter limpo, seguro e com saúde.

Acrescente a isso todas as repetitivas atividades que envolvem o cuidado: lavar, passar, cozinhar,  manter a casa limpa, fazer compras ou cuidar do orçamento doméstico. Ufa!

Nem todas mães conseguem incluir brincadeiras, leituras , música, dançar e dar risadas nesse turbilhão cotidiano.

Adultos com demência não podem  (e não devem) ser tratados como crianças,  mas demandam igual atenção e exaurem quem cuida pela sobrecarga física e emocional diária.

Diferente das crianças que aprendem, as  cuidadoras familiares se deparam com um cotidiano de perdas e frustrações por não poderem “curar/salvar” o seu familiar.

Em meio às tarefas de acalmar e confortar, muitas cuidadoras engolem a tristeza de ver as perdas cognitivas do  familiar enfermo. O ato de “engolir a dor” pode se transformar em sintoma e, mais tarde,  produzir doenças em quem cuida.

Tudo isso ocorre em  meio ao árduo trabalho de convencer a  pessoa com demência a fazer alguma atividade, como tomar banho, tomar remédio, fazer fisioterapia ou mesmo comer.

O  Sistema Límbico e o processo degenerativo das demências trazem  várias alterações e modificações nos pacientes. Na escala de perdas, esta é uma das áreas que se mantém acessa permitindo uma nova vivência às pessoas enfermas. A área sensorial fica mais evidente para o toque, o tato, as cores, a expressão facial e a emoção.

Não é fácil encontrar um espaço para o belo, para o lúdico no dia a dia do cuidar. É um desafio para quem cuida e para quem recebe os cuidados.  Mas permite momentos de leveza e encantamento que aliviam a dureza da rotina desgastante, como mostram os relatos abaixo.

A cuidadora familiar Toshiko Araki, por exemplo, descobriu com ajuda da médica que o vermelho faz bem à mãe, Dona Yaeko, de 83 anos. Traz energia e alegria. Um caminho que a cromoterapia já vem apontando há anos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, saudáveis ou não.

Ana  Castro percorreu o mesmo caminho  com sua mãe,  Normita. Lembrando que restaurantes abusam do vermelho para despertar o apetite, ela ousou ao forrar um sofá e poltronas nessa cor.

A mãe da Ana  se sentia num trono de rainha e acariciava os braços da poltrona com alegria. Depois vieram a pia vermelha,  vestidos estampados e jogos americanos com detalhes nesta cor. E as fitas de lead no quarto para mudar as cores antes do sono.

A Ana aprendeu a ofertar todo tipo de textura para estimular o tato. Macias,  ásperas, rijas. Caprichar na oferta de novidades, como enrolar biscoitos ou por doces nas forminhas, entraram na rotina.

A música passou a ser uma linguagem cotidiana. Além das sessões de musicoterapia, fazia rimas para se comunicar com a mãe.

Na cozinha, recorreu aos sabores e aromas que mais agradavam Normita, como as comidas de infância na Bahia. Pipoca e picolé deixaram de ser apenas alimentos. Despertavam memórias e emoções.

Dendê , cravo, canela, frutos do mar e as frutas tropicais. Quando conseguiu comprar sapotis , provocou uma satisfação tão intensa que Normita beijava as frutas. Perguntava se era mesmo para ela e se podia comer.

A mãe da Cosette Castro, enquanto podia se locomover, caminhava muito durante o dia. Sair a passear com ela (várias vezes dia dia) mostrando flores e árvores, explorando cheiros, cores e texturas era uma forma de manter a conexão de Carmencita com o mundo. Com o avanço da doença e o uso da cadeira de rodas, os passeios ficaram mais curtos, mas ainda assim ajudaram a trazer luz e cor ao cotidiano.

No turbilhão das demandas do cuidado, parece utópico falar em fruição, estética, sensações. Mas despertar os sentidos, cheiros, cores, sabores e tato, como mostram os estudos sobre demência, pode ser terapêutico para doentes e também para suas cuidadoras.

Cafuné, apertos de mãos ou massagens podem ajudar muito. Assim como compartilhar uma boa música e rir com uma chanchada dos anos 50 (ou outro estilo de filme) podem tornar o dia mais leve. Para quem cuida e também para quem recebe cuidados.

Cosette Castro

Posts recentes

Eles Sempre Estiveram Aqui

Cosette Castro Brasília -  Sagradas. Assim são consideradas  as pessoas idosas entre os povos indígenas…

24 horas atrás

Um Momento Histórico

Cosette Castro Brasília - Esta semana vivemos um  momento histórico na Câmara dos Deputados. Participamos…

4 dias atrás

Brasília Está em Festa

Cosette Castro Brasília - Os 64 anos de Brasília estão sendo comemorados com pompa, diversidade…

1 semana atrás

Descobertas Cognitivas de uma Cuidadora Familiar

Cosette Castro e Natalia Duarte Brasília – Neste domingo, 21/04, Brasília irá comemorar 64 anos.…

2 semanas atrás

Desafios no Começo das Demências

Cosette Castro Brasília - O início da convivência com um familiar com demência pode ser…

2 semanas atrás

Envelhecimento e Cuidado

Cosette Castro & Marina Lobo Brasília - Esta foi uma semana especial para as pessoas…

3 semanas atrás