Entre Políticas e Campanhas Públicas

Publicado em Autocuidado

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Em julho deste ano, em plena pandemia, conseguimos, a aprovação da Lei Distrital 6926/2021 que trata sobre Alzheimer e outras demências. Não demorou para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha,  barrar partes da Lei.

De lá para cá, junto com o Fórum em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa/DF e com apoio de outras instituições, estamos tentando que o Colégio de Líderes da Câmara do Distrito Federal derrube os vetos.

Consideramos que uma legislação  inovadora, como é o caso da Lei  6926/2021  pode servir de exemplo para todo o país. Pode estimular para que seja aprovada uma política nacional de cuidados que respeite as necessidades das cuidadoras, já que as demências adoecem física e emocionalmente toda a  família.

Já enviamos cartas a todos os líderes de partidos e ao presidente da Câmara Distrital, deputado Rafael Prudente, solicitando que os vetos sejam derrubados. E ainda não tivemos resposta.

Você também pode apoiar a ação do Coletivo Filhas da Mãe e seus parceiros, telefonando e enviando mensagens pedindo a derrubada dos vetos à Lei 6926/2021 aos deputados distritais neste link.

Enquanto aguardamos a derrubada dos vetos à Lei 6926/2021, entramos novembro apoiando a campanha #novembroazul, uma ação de autocuidado. A proposta é estimular homens a partir dos 40 anos a realizar o exame de próstata, um exame que pode ser feito gratuitamente no SUS.

A crendice popular de  que o exame da próstata diminui a masculinidade tem  causado muitas baixas no Brasil.

Segundo o  Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a doença. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

E o que é a próstata? É uma glândula que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma maçã, segundo o INCA. Trata-se de um órgão interno que está localizado abaixo da bexiga. Sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Ou seja, importante para a reprodução humana, caso haja interesse.

A próstata só pode ser tratada com prevenção e diagnóstico precoce, mesmo com ausência de sintomas.  É importante levar em conta que, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta muito a cura.

Entre os fatores de risco é possível citar a existência de histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão, tio); a obesidade e a raça/etnia.  Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou  a partir dos 50 anos sem os fatores citados, precisam  ir ao urologista para conversar e agendar o exame de  sangue (PSA), a ecografia da próstata e o exame de toque retal,  caso necessário,  que permitem ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Nós, do Coletivo Filhas da Mãe, convidamos você a quebrar o preconceito e acabar com a vergonha. Exame precoce salva vidas.

#novembrozul    # diganãoaopreconceito   #autocuidado  #quebreotabu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*