Queremos Vacinas Já!

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Em um Brasil rodeado por coronavírus por todos os lados, há uma ilha de saúde onde a população foi vacinada em massa.

Ela está localizada no interior de São Paulo. Chama-se Serrana, um município de 45 mil habitantes localizado perto de Ribeirão Preto. Lá, mais de  80% da população acima dos 18 anos  já foi  imunizada  com a segunda dose contra o covid-19. A cidade foi selecionada para  um estudo do Instituto Butantan  que visava comprovar a eficácia da Coronavac em  populações inteiras.

O município se tornou o sonho de todas  brasileiras e brasileiros que ainda não podem respirar aliviados em meio à pandemia de Covid-19. Ou seja, 79% da população que  não teve acesso  à segunda dose e da maioria das pessoas que sequer estão na fila para receber a primeira dose.

Depois da vacinação massiva em março, abril e maio, Serrana teve uma queda de 95% das mortes. Não há mais filas nos hospitais, nem espera para leitos.

Enquanto isso,  outros 25  municípios vizinhos, como Ribeirão Preto e Franca, que não vacinaram  suas populações, enfrentam medidas rígidas para impedir a circulação do vírus e a sobrecarga na rede hospitalar.

Em meio ao êxito de Serrana, o país chora os 461 mil mortos oficiais e convive com a lenta recuperação dos sobreviventes que, muitas vezes, seguem com sequelas, algumas pouco conhecidas.

No restante do Brasil, os hospitais continuam superlotados. O SUS, mesmo  com orçamento reduzido pelo governo federal, segue  trabalhando com sobrecarga. Entre a população, apenas 10,4%  já tomou a segunda dose em um país com 214,5 milhões de habitantes.

Enquanto isso, a autoridade máxima do país segue viajando, desfilando sem máscara, incentivando aglomerações e falando mal das vacinas. Como se fosse pouco, o  Ministério da Saúde anunciou  um “novo”  plano nacional de vacinação, mas sem garantir vacinação em massa, nem proteção para toda população. Seguimos desprotegidos.

Por isso, o  Coletivo Filhas da Mãe se juntou a outras vozes em todo o país e lançou oficialmente,  durante o IV Sarau  Virtual,  no dia 22 de maio  a campanha #queremosvacinajá. Tanto para as cuidadoras familiares, informais e profissionais, que ainda não tiveram direito à vacina, mesmo convivendo com pessoas idosas, como  para toda a população.

O primeiro vídeo foi ao ar no dia 28 de maio, convidando mais pessoas  a entrar na campanha nacional. A ideia é mobilizar cuidadoras e cuidadores  familiares, assim como apoiadores do Coletivo Filhas da Mãe, representantes de  grupos de apoio e  profissionais da área para  incentivar as pessoas a se vacinarem na primeira e segunda dose. E para dizer bem alto que todas as pessoas têm direito a vacina já.

Acreditamos que,  para garantir a saúde das brasileiras e brasileiros, independente da idade,  é preciso vacinar em massa toda a população urgentemente, como ocorreu, por exemplo, este ano nos Estados Unidos. Antes  que chegue a terceira onda  de Covid-19 ,  prevista para junho por cientistas. E antes que o inverno fique mais rígido  nas regiões Sul e Sudeste. fragilizando ainda mais a população.

Convidamos você também a participar conosco da campanha #queremosvacinajá.

Para participar da campanha, grave um vídeo de  até um (1) minuto, com o celular na horizontal,  em local iluminado, contando por que você considera importante a vacina para sua família e para toda população.

Você pode fazer contato conosco falando do seu interesse em entrar na campanha #queremosvacinajá através dos comentários disponíveis no final desta página. Role a página até onde aparece: deixe sua resposta. Também pode entrar em contato conosco pelo Facebook Filhas da Mãe Coletivo ou pelo Instagram @blocofilhasdamãe.

Cosette Castro

Posts recentes

Um Momento Histórico

Cosette Castro Brasília - Esta semana vivemos um  momento histórico na Câmara dos Deputados. Participamos…

2 dias atrás

Brasília Está em Festa

Cosette Castro Brasília - Os 64 anos de Brasília estão sendo comemorados com pompa, diversidade…

6 dias atrás

Descobertas Cognitivas de uma Cuidadora Familiar

Cosette Castro e Natalia Duarte Brasília – Neste domingo, 21/04, Brasília irá comemorar 64 anos.…

1 semana atrás

Desafios no Começo das Demências

Cosette Castro Brasília - O início da convivência com um familiar com demência pode ser…

2 semanas atrás

Envelhecimento e Cuidado

Cosette Castro & Marina Lobo Brasília - Esta foi uma semana especial para as pessoas…

2 semanas atrás

Lembranças de uma Cuidadora Familiar

Cosette Castro & Convidada Brasília – Esta terça-feira, 09/04, ofereceremos Oficina gratuita de Cuidado e…

3 semanas atrás