020822mj_35-26154468 Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Três desembargadores do TJDFT concorrem a vagas de ministros do STJ

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos –  O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Cruz Macedo, e outros dois desembargadores da Corte, Josaphá Francisco dos Santos e Robson Barbosa de Azevedo, estão na disputa para as duas vagas de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No total, há 57 desembargadores inscritos para as vagas abertas com a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. O prazo para inscrição terminou quarta-feira. O STJ marcou para 23 de agosto a sessão destinada a formar uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente Lula para nomeação dos dois
ministros com origem nas Justiças Estaduais.

Bancada do DF se divide sobre MP da Esplanada: 6 a 5 a favor

A bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados ficou dividida na votação da chamada MP da Esplanada, a Medida Provisória 1.154/23, que reestrutura a organização administrativa do Executivo. Érika Kokay (PT-DF), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Professor Reginaldo Veras (PDT-DF) e Rafael Prudente (MDB-DF) votaram a favor da MP que fixa a estrutura do governo com 31 ministérios, além de seis órgãos com status de ministério, com um total de 37 ministros. Bia Kicis (PL-DF), Fred Linhares (Republicanos-DF), Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) e Alberto Fraga (PL-DF) votaram contra. No Senado, Leila Barros (PDT-DF) e Izalci Lucas (PSDB-DF) votaram sim, e Damares Alves (Republicanos-DF), não.

Novos desafios

Apaixonada por Brasília, cidade onde nasceu, cresceu e se formou, a jornalista Márcia Zarur assumiu a presidência da Fundação Athos Bulcão, para um mandato de quatro anos. “Vou trabalhar ao lado de Valéria Cabral, secretaria-executiva da Fundathos, que há décadas zela pela memória desse grande artista”, diz Márcia.

Mais um voto

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, se encontrou ontem com o senador Fernando Dueire (PMDB-PE).
Na pauta, a defesa do voto do parlamentar em favor do Fundo Constitucional do DF.
O senador afirmou concordar com os argumentos apresentados pelo secretário.

Não à ditadura

Durante a CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa, o clima esquentou entre a deputada Paula Belmonte (Cidadania) e o deputado Chico Vigilante (PT). A distrital lembrou da agressão cometida à jornalista Délis Ortiz, por seguranças do presidente venezuelano Nicolás Maduro e por agentes a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dizendo que o ataque foi a todos que acreditam na democracia e que lutam pela liberdade da imprensa. “Não vivemos em uma ditadura”, reforçou Paula.