Por Ana Maria Campos — Por unanimidade, a 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) autorizou a isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Taxa de Limpeza Pública (TLP) sobre imóvel locado para estacionamento usado por fiéis de uma igreja, a Batista Ebenézer, na CNB 08, em Taguatinga Sul. O Tribunal também anulou os débitos do imóvel, referentes ao período de 2020 a 2022, por se tratar de bem ocupado por entidade religiosa. A Procuradoria-Geral do DF apontou que não existe previsão legal para imunidade tributária para estacionamento. Mas a Justiça do DF considerou que “a imunidade não deve ser aplicada apenas aos locais dos cultos, mas também aos espaços relacionados com as finalidades essenciais das entidades religiosas, tal como o estacionamento locado para permitir o acesso dos seus adeptos ao culto”.
Atenção, servidores, preparem a programação. A Câmara Legislativa terá seis folgas por ponto facultativo neste ano, além dos feriados: 12, 13 e 14 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas; 28 de março, quinta-feira santa; 31 de maio, sexta-feira emendada com o feriado de Corpus Christi; 28 de outubro,
dia do servidor público. O ato da Mesa Diretora da
Câmara Legislativa com a lista foi divulgado ontem.
O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) se comprometeu a trabalhar no Congresso pela aprovação de projeto de lei para ampliar as carreiras habilitadas a concorrer às vagas no concurso de perito criminal. O objetivo é que graduados em outras áreas necessárias à realização dos trabalhos de perícia possam participar do próximo concurso público. A afirmação foi feita durante visita do presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Marcelo Nunes, e integrantes da atual diretoria ao deputado. A mudança da legislação contribuirá para diversificar o quadro de peritos oficiais da Polícia Civil do Distrito Federal. Essa alteração deve especificar ainda os diversos ramos da engenharia, cujos graduados poderão seguir a carreira de perito criminal, segundo Marcelo Nunes. “Nos últimos anos, a formação de engenheiros é cada vez mais específica”, explica ele.
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) pediu esclarecimentos à Companhia Energética de Brasília (CEB Holding) sobre supostas falhas na iluminação pública em áreas centrais de Brasília, em especial nos arredores das estações de metrô. Segundo a representação protocolada pelo Ministério Público junto ao TCDF, denúncias recebidas via ouvidoria do órgão apontam falta de iluminação pública. De acordo com a representação, a CEB Holding tem condições de realizar investimentos no serviço de expansão, modernização e manutenção da iluminação pública no Distrito Federal e também destaca que o desenvolvimento da iluminação LED barateou custos. Segundo a análise feita pelo TCDF, esses problemas com iluminação pública se estendem a outras regiões do Distrito Federal como Guará, Candangolândia, Ceilândia, Samambaia, Incra 9 e BR 070. A empresa deve responder
em até 30 dias.
Parlamentares da oposição, entre os quais a deputada Bia Kicis (PL-DF) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), participaram de reunião para tratar de retaliações ao STF por conta da Operação Lesa Pátria que atingiu o deputado Carlos Jordy (PL-RJ). A vingança: uma articulação para a votação de pautas que limitem os poderes do STF assim que retomarem os trabalhos legislativos. Dentre elas, está a que limita as decisões monocráticas de ministros da Corte.
A advogada brasiliense Isadora Caldas assumiu o cargo de associate director, a 02, do Centro Internacional de Cooperação e Resolução de Conflitos da Universidade de Columbia, em Nova York. Isadora é especialista no tema e por mais de sete anos trabalhou como advogada em escritório de direito trabalhista, representando trabalhadores e patrões em disputas perante o Tribunal Superior do Trabalho. Formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), ela se mudou para os Estados Unidos há três anos para um mestrado em Negociação e Resolução de Conflitos na Universidade de Columbia. As conquistas deixam o pai orgulhoso, o advogado Roberto Caldas, vice-presidente e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos entre 2013 e 2018.
Será lançada hoje a terceira edição da Revista Urbanidade, que tem como tema os desafios de pedestres e pessoas com deficiência no Distrito Federal. Os autores dos artigos participarão de uma live pelo canal do MPDFT no YouTube, a partir das 19h. A nova edição da revista discute os diversos aspectos do andar a pé. Entre os temas dos artigos estão as cidades acessíveis; o histórico das faixas de pedestre e o risco das travessias no Distrito Federal; o conceito de ruas completas e os desafios para sua implantação. Para o promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, a publicação é uma oportunidade de aproximar a sociedade das discussões contemporâneas sobre urbanismo, mobilidade e sustentabilidade.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…