Francisco Araújo, secretário de saúde fala sobre covid-19
Francisco Araújo, secretário de saúde fala sobre covid-19 Crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Brasil. Francisco Araújo, secretário de saúde fala sobre covid-19

Secretário pediu para acelerar resultados de testes de covid de Luiz Estevão e Arruda

Publicado em CB.Poder, GDF, Notícias

ALEXANDRE DE PAULA
ANA MARIA CAMPOS

Mensagens trocadas pelo secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, e o diretor do Laboratório Central do DF (Lacen-DF), Jorge Chamon, mostram que o comandante da pasta pediu que o resultado de testes de covid-19 de figuras influentes da política da capital federal fossem acelerados. Entre os privilegiados pela equipe estão o senador cassado Luiz Estevão e o ex-governador José Roberto Arruda. Mais de 170 nomes receberam tratamento especial. 

As mensagens foram obtidas pela análise do celular de Chamon pelos investigadores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e fazem parte das informações que embasaram o pedido de prisão preventiva do secretário e mais seis pessoas. Araújo foi preso na manhã desta terça-feira (25/8) na segunda fase da Operação Falso Negativo, que investiga supostas irregularidades na compra de testes.

Em mensagens trocadas com Chamon em 25 de março, Araújo diz que precisa urgentemente do resultado do teste de Luiz Estevão. Um dia antes, Estevão conseguiu na Justiça o direito de cumprir a pena de 26 anos a que foi condenado em prisão domiciliar por uma liminar em habeas corpus deferida pelo ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O mérito não foi julgado e Estevão continua em casa. 

Em 19 e 20 de junho, pede pressa nos exames de Arruda. No caso do ex-governador, Chamon respondeu que o resultado só sairia no dia seguinte. O secretário afirmou que precisaria ser naquele dia. “Por isso, a gente leva bronca”, disse Araújo. 

Chamon respondeu que não havia como atender todas essas prioridades porque o Lacen estava recebendo mais de mil amostras por dia. “Então, prioriza o que peço”, rebateu o secretário.

Após a prisão, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta manhã, o afastamento dos investigados na operação Falso Negativo do MPDFT. “Neste momento, não resta outra atitude da minha parte a não ser afastar preventivamente os acusados, com o único intuito de não paralisar os importantes serviços prestados à sociedade do Distrito Federal pela Secretaria de Saúde, em especial neste momento de pandemia. Aguardo rápida apuração e o esclarecimento dos fatos para que pessoas inocentes não tenham seus nomes indelevelmente manchados”, afirmou.

Confira transcrição das mensagens (foram mantidas as grafias originais):

20/3/2020
Francisco Araújo: Esse e do Luiz Estevão preciso do Resultado urgente

19/6/2020
Francisco Araújo: José Roberto Arruda
Edson Gomes Neries
Francisco Araújo: Esses também do ex governador arruda

20/6/2020
Francisco Araújo: Do Arruda
Jorge Chamon: do arruda só ficará pronto amanhã
Francisco Araújo: Cara
Francisco Araújo: Dar não
Francisco Araújo: Tem que ser hoje
Francisco Araújo: Ele tá só esperando para viajar para encontrar a mãe
Francisco Araújo: Por isso a gente leva bronca pela demora
Jorge Chamon: não há como atender todas essas prioridades
Jorge Chamon: estamos recebendo mais de 1000 amostras por dia
Francisco Araújo: Então prioriza o que peço

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) afirmou que sempre esteve à disposição do Ministério Público, colaborando com as investigações e fornecendo todos os documentos necessários à devida apuração dos fatos relativos à operação Falso Negativo, desde a fase inicial.

“A SES não só disponibiliza as informações solicitadas como franquia o acesso online dos membros do MP a todos os processos de compras e contratos da pasta, através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e vem realizando reuniões semanais com os membros desse órgão de controle para esclarecer dúvidas, acatar recomendações e aprimorar os mecanismos de transparência dos atos e ações da pasta junto à sociedade”, diz trecho do texto.