Coluna Eixo Capital, por Carlos Alexandre de Souza
(com Cibele Moreira)
A praça da quadra 3 do Setor Comercial Sul (SCS), popularmente conhecida como a Praça do Povo, foi entregue à população, revitalizada e com uma pista de skate. O governador Ibaneis Rocha (MDB) ressaltou que essa é a primeira entrega de uma série de obras no SCS. “O Setor Comercial Sul é uma das áreas mais tradicionais do Distrito Federal, e ela vem abandonada há muitos anos. Os comerciantes daqui clamavam por isso, a população no Distrito Federal precisa de mais espaços de diversão, mais espaços para restaurantes”, destacou.
Investimento
Segundo o governador, a licitação para a reforma das quadras 3 e 5 do SCS deve sair nos próximos meses. Ele lembrou que, assim como Setor de Rádio e TV Sul e a W3 Sul, a tradicional área comercial de Brasília será valorizada. “Nós vamos seguir reformando e requalificando para que a gente possa atrair para cá mais empresários”, disse Ibaneis.
Luz na pista
O GDF investiu R$ 1,5 milhão para esta etapa. O espaço revitalizado conta com um piso próprio para a prática do esporte, além de rampas, bancos adaptados para manobras e corrimãos. A iluminação também foi ampliada com a instalação de mais 30 postes com 36 luminárias e a troca de 68 lâmpadas de led. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), foram investidos R$ 168 mil oriundos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
Radical
Antes mesmo da inauguração oficial, vários praticantes do esporte já ocupavam a praça. O vice-governador, Paco Britto arriscou algumas manobras após a solenidade.
Um grupo de trabalho formado na Câmara dos Deputados estuda mudanças no Regimento Interno da Casa para regulamentar as atividades virtuais e o sistema híbrido. Um número expressivo de parlamentares defende a adoção dessas práticas, adotadas desde o início da pandemia, em 2020. Além de representar uma segurança sanitária, o sistema híbrido resultou em aumento de produtividade, segundo as estatísticas da Câmara.
Saldo
De março deste ano, quando voltaram a funcionar, a 15 de junho último, as comissões da Câmara votaram 165 projetos em caráter conclusivo. Desse conjunto de propostas, 72 seguiram para o Senado Federal. Já o plenário da Câmara aprovou 71 proposições no período. Assim, a Câmara levou adiante mais de 143 projetos de lei este ano, número próximo da produção legislativa de 2020.
Transparência
O presidente do grupo de trabalho, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), é entusiasta das novas soluções tecnológicas na rotina dos parlamentares. “O que é mais importante: a presença física do parlamentar dentro do Plenário ou o mais importante é a sociedade ter a transparência necessária para acompanhar tudo o que está sendo votado na Câmara? Eu entendo que é o segundo modelo”, disse à Agência Câmara.
De volta
Apesar dos resultados obtidos com o trabalho remoto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), marcou para 18 de outubro o retorno presencial de servidores e deputados.
Alerta no CNMP
A Associação Nacional de Membros do Ministério Público (Conamp) vê com preocupação a possibilidade de a Câmara dos Deputados votar nesta semana uma Proposta de Emenda Constitucional que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “É uma proposta descabida, que pode minar a independência do Ministério Público e o combate à corrupção”, afirma Manoel Murrieta, presidente do Conamp.
Mudanças
Entre outras mudanças, o texto acaba com a obrigatoriedade de o corregedor nacional do Ministério Público ser escolhido entre os membros do CNMP. A proposta estabelece, ainda, que dois membros do conselho indicados pelo STF e pelo STJ poderão ser “ministros ou juízes”, e não apenas “juízes”, como é hoje. Por fim, a PEC diminui o número de integrantes do CNMP provenientes do Ministério Público da União.
Lanterna na proa
O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) promove quarta-feira, às 10h, o lançamento on-line do livro Roberto Campos: Diplomata, Economista e Político — O Constituinte Profeta. Sob coordenação do ministro do STF Gilmar Mendes e do advogado Ives Gandra, a obra tem diversos coautores. Além dos dois organizadores, participam do evento Roberto de Oliveira Campos Júnior; Roberto Campos Neto; Arnaldo Sampaio Godoy; Bernardo Cabral; Lenio Streck e Paulo Roberto de Almeida.
Rosa consciente
A fim de contribuir para a campanha Outubro Rosa, sobre os cuidados preventivos para o câncer de mama, o Palácio da Justiça do TJDFT ficará iluminado de rosa. O tribunal também pretende divulgar um podcast sobre o tema, especificamente para magistradas, servidoras e colaboradoras.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…