000_33wx8ww-29794587 Bruno Dantas (à esquerda), presidente do Tribunal de Contas da União; Flávio Dino (centro), da Justiça e Jorge Messias (à direita), advogado-geral da União são os três principais nomes para o STF. Crédito: Evaristo Sa / AFP

Posse de Barroso foi marcada por encontros dos três principais candidatos à vaga de Rosa Weber

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Ana Maria Campos — O assunto mais comentado na posse do ministro Roberto Barroso, ontem, como presidente do STF foi o encontro dos três principais candidatos à vaga da ministra Rosa Weber: o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. O governador Ibaneis Rocha (MDB) acompanhou o encontro. “Foi tranquilo. Amistoso”, disse Ibaneis.

Favorito
Numa análise sobre cenários, o governador Ibaneis Rocha avaliou, em conversa reservada, que acredita no advogado-geral da União, Jorge Messias, como favorito hoje.

Cumprimento de amigos
Os governadores do DF, Ibaneis Rocha, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, demonstraram que, enquanto alguns brigam pela escolha de Brasília como capital, os dois se dão muito bem.

—————–

Contra o “ativismo judicial”

Líder da bancada da bala, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) anunciou apoio à união de deputados para a criação da Frente Parlamentar contra o Ativismo Judicial. A deputada Bia Kicis (PL-DF) também integra o grupo. A frente afirma que os ministros do STF estão usurpando a competência no Congresso em temas como legalização das drogas, descriminalização do aborto, direito de propriedade, com o debate sobre o marco temporal das terras indígenas, e legítima defesa, entre outros.

—————–

Os eixos de Barroso

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) sediou na última terça-feira reunião do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que tomaram posse ontem como presidente e vice-presidente da Corte. O objetivo do evento foi abrir espaço de diálogo e troca de informações sobre os desafios enfrentados pelos tribunais de Justiça do país e buscar melhorias para a prestação jurisdicional. Barroso falou dos três eixos que irão conduzir a sua gestão: o conteúdo, a imagem do Poder Judiciário e o relacionamento com a sociedade. O ministro também ressaltou a importância de se buscar a pacificação do país e fugir das dicotomias, como abordou, ontem, em seu discurso de posse, e defendeu o uso de uma linguagem simples e eficaz no trato com a sociedade.

—————–

Júlio César é eleito presidente do Fórum de Secretários de Esporte

O Fórum Nacional de Secretários de Esporte tem novo presidente. Júlio César Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer do DF, foi eleito, ontem, pelo colegiado, durante a realização do COB Expo que acontece em São Paulo.

—————–

Abav no DF

Brasília vai sediar o congresso da ABAV (Associação Brasileira de Agência de Viagens) Expo 51, em 2024. A decisão foi tomada, ontem, durante a 50ª edição da ABAV Expo no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento reúne diversos players do turismo para treinamentos e encontros. A ABAV EXPO é a maior feira de turismo do Brasil, que proporciona para todos os participantes uma ótima oportunidade de networking, trade de negócios, contato direto com agentes de viagens e grandes empresas do setor. Em Brasília, a data ainda não foi definida, mas o evento deve ser realizado em setembro, como neste ano, no Rio. “Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto, que tem o total apoio do nosso governador Ibaneis Rocha, e das entidades turísticas do DF, que não mediram esforços para que esse resultado fosse alcançado. Faremos a melhor ABAV Expor”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.