precatórios
precatórios Julio Lapagesse/CB/D.A Press - 7/1/16 precatórios

Pegar ou largar: precatórios com deságio de 40% até o fim do ano

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A Procuradoria-Geral do DF está oferecendo uma chance para que credores de precatórios coloquem a mão em pelo menos em uma parte dos valores que aguardam receber do GDF. As inscrições para o acordo estão abertas até 4 de setembro. Tudo virtual. Basta preencher um formulário eletrônico e tem chat para ajudar. A condição oferecida é um deságio de 40% e o pagamento será depositado até o fim do ano. Vale para precatórios expedidos até 2018.

O DF já tem 150 milhões depositados no TJDF. Já para os precatórios em que não houver acordo, a situação dependerá da arrecadação do governo, e as expectativas não são tão boas, por causa da pandemia da covid-19. Atualmente, há 32.534 credores aguardando pagamento na ordem cronológica.

Risco

No DF, até sexta-feira, 4.738 profissionais de saúde haviam registrado contaminação pela covid. Representam quase 4% do total. Desses, 16 morreram.

Os idosos precisam de cuidados

A taxa de letalidade entre os idosos acima de 80 anos é a mais alta: um a cada quatro infectados morre. Mas, pensando pelo lado positivo, entre os 1.917 pacientes nessa faixa etária 1.440 sobreviveram. Nada que signifique possibilidade de amolecer os cuidados. O número de óbitos nessa idade chega a 477. Considerando-se também os idosos com mais de 70 anos a soma das perdas chega a 901. Significa metade de todos os óbitos. #FiqueEmCasa #UseMascara

Belo exemplo

Na abertura do Corcovado ontem, parlamentares e ministros estavam sem máscara de proteção contra o novo coronavírus. Até o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que acaba de se recuperar da covid-19. Como atrair turistas para o Brasil? A foto foi postada nas redes sociais pela deputada Bia Kicis (PSL-DF).

Só papos

“A Constituição não protege quem abusa da autoridade por estrelato e poder. Não acoberta quem persegue e difama. A Lava-Jato de salto alto, violou limites legais, ignorou direitos, acusou sem provas. O CNMP foi criado para punir excessos. Do contrário o crime compensará”

Senador Renan Calheiros (MDB-AL), um dos alvos da Operação Lava-Jato

“Meu afastamento seria uma punição pelo trabalho contra a corrupção, tornaria letra morta a garantia de inamovibilidade de integrantes do Ministério Público e colocaria em xeque a própria credibilidade e independência da instituição”

Procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, sobre julgamento de pedido de seu afastamento pelo CNMP, por “interesse público”

Mandou bem

Depois que o ex-ministro da Educação esculhambou Brasília dizendo que a cidade era um “cancro de corrupção”, generalizando para cima de uma população que em sua maioria vive com honestidade, a Câmara Legislativa aprovou moção tornando-o persona non grata na cidade.

Mandou mal

Muita gente em Brasília está descumprindo uma regra básica para auto-proteção e respeito ao próximo em tempo de pandemia. No Parque da Cidade, mais da metade dos esportistas correm ou caminham com a máscara no queixo ou na mão, num momento em que a covid-19 está em cada esquina.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

A posse dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, presidente e vice do STJ para o Biênio 2020-2022, foi marcada para 27 de agosto. Por causa da pandemia, não haverá convidados na cerimônia, apenas a mesa de autoridades. Alagoano, o futuro presidente entrou no STJ pela vaga de advogado no quinto constitucional, nomeado em 2006 pelo então presidente Lula.

A pergunta que não quer calar….

Quando os brasileiros poderão voltar a ter uma vida sem risco de contaminação pelo novo coronavírus?